Filtrar


Questões por página:
Desdobramentos recentes d política externa brasileira apontam para um maior protagonismo do país no cenário internacional. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O Brasil sinalizou que não pactuaria com as violações aos direitos humanos no Irã.

II. O Brasil fortaleceu as relações com a China, em um contexto de mudança do eixo de gravidade do comércio exterior brasileiro.

III. O Brasil passou a ocupar uma das cadeiras permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Assinale:
mostrar texto associado
Ao aprofundar as investigações, a CPI a que o texto se reporta não conseguiu comprovar qualquer tipo de ligação entre o grupo de Cachoeira e as empresas que prestam serviços a governos.
mostrar texto associado

Enquanto transcorria a CPI citada no texto, o Senado Federal cassou o mandato de um dos seus mais conhecidos membros, Demóstenes Torres.

O Congresso derrubou os vetos da presidente Dilma Rousseff.
Estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo perderão receita com o novo modelo, que propõe uma divisão mais igualitária dos recursos.
Em votação que terminou de ser apurada na madrugada desta quinta-feira (7 de março), 54 senadores e mais de 349 deputados votaram contra a manutenção dos vetos da presidente.
A sessão foi marcada por bate-boca, ameaças e trocas de acusações entre os congressistas que defendem a manutenção e a derrubada dos vetos. Houve sucessivas tentativas de congressistas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo de suspenderem a votação.

(Folha de S.Paulo, 07.03.2013. Adaptado)

A matéria trata da votação

O Senado aprovou nesta terça-feira (19 de março), por unanimidade, com 70 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas (…). O texto, que já foi aprovado na Câmara, ainda precisa de aprovação em segundo turno pelos s enadores. A votação está marcada para a próxima terça (26 de março); depois disso, se aprovada, a PEC vai à promulgação pelo Congresso Nacional.

(g1.globo.com, 19.03.2013)

A PEC aprovada