Questões de Concurso
Filtrar
37 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Bombinhas - SC
Disciplina:
Biblioteconomia
A recuperação da informação pode ser definida como uma técnica ou conjunto de regras para tornar possível o encontro entre uma pergunta formulada e a informação armazenada em uma base de dados. Isto significa que, a partir de um arquivo, um conjunto de itens que constitui a resposta de uma determinada pergunta será selecionado.
Assinale a alternativa a que se refere corretamente a afirmação acima.
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Biblioteconomia
Quando se tem um único sobrenome para identificar um autor, a fim de diferenciá-lo de outros, na catalogação descritiva, a regra para sua entrada é:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Biblioteconomia
Como métodos de avaliação de resumos, propostos por LANCASTER (2004), além do julgamento intuitivo, subjetivo; o da comparação com um resumo ‘ideal’; o da medida a partir de quais perguntas de teste sobre um documento podem ser respondidas pelo resumo; há, ainda, o de:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Biblioteconomia
Para McGARRY (1999), na organização de descritores para recuperação da informação NÃO se pode prescindir dos:
Concurso:
Prefeitura de Marechal Deodoro - AL
Disciplina:
Biblioteconomia
Os índices são importantes instrumentos de recuperação de informação, que se caracterizam pelas remissivas entre conteúdos. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. As remissivas do tipo “ver também” são ampliativas e apontam para termos alternativos. II. As remissivas do tipo “ver” são restritivas e apontam para termos substitutivos. III. As remissivas dos tipos “ver” e “ver também” especificam termos preferenciais na recuperação da informação. IV. As remissivas compostas são formadas por cabeçalhos e subcabeçalhos. verifica-se que está/ão correta/s
I. As remissivas do tipo “ver também” são ampliativas e apontam para termos alternativos. II. As remissivas do tipo “ver” são restritivas e apontam para termos substitutivos. III. As remissivas dos tipos “ver” e “ver também” especificam termos preferenciais na recuperação da informação. IV. As remissivas compostas são formadas por cabeçalhos e subcabeçalhos. verifica-se que está/ão correta/s