Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

Ao iniciar seu trabalho no corpo de bombeiros, um jovem é testado por um de seus colegas que lhe pergunta sobre queimaduras causada pelo contato da pele com vapor d’água e com água líquida. Para melhor explicar, apresenta a ele duas situações de exposição à água.

 

Se a primeira exposição ocorre com 100 g de água no estado gasoso à 100 ºC e a segunda com 100 g de água no estado líquido à mesma temperatura, qual a razão entre as quantidades de calor fornecidas pela primeira e a segunda exposição até atingirem a temperatura de 36 ºC?

 

Dados: calor específico da água = 1,0 cal/g.ºC; calor latente de fusão da água = 80 cal/g; temperatura de vaporização da água = 100 ºC.

É comum as pessoas tomarem café quente aos golinhos, para não queimarem a boca. Uma quantidade maior de café pode levar a pessoa a ter queimaduras que podem levar dias para deixarem de ser sentidas. Comparando grandes e pequenas quantidades de café, podemos chegar à conclusão que ambas têm

Na maioria das vezes, a água pode ser utilizada para evitar incêndios. Entretanto, nem todos os tipos de incêndio podem ser apagados com água.


Uma propriedade física importante da água e que contribui para a utilização dela como meio para se evitar incêndios é a(o)

Tendo em conta os diversos modos de propagação do calor, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando há um incêndio próximo a um reservatório metálico de combustível, joga-se água fria na parede do reservatório do lado oposto ao do incêndio.

II. Se um grupo de pessoas tenta se evadir de uma loja em chamas é recomendável que saiam abaixadas, o mais próximo possível do chão.

III. A placa utilizada, na construção de um painel solar, é escura para absorver melhor a energia radiante do Sol.

Assinale:

Com o objetivo de se agruparem os incêndios pelas propriedades dos materiais combustíveis e, com isso, tornar mais eficiente a sua extinção, a NFPA elaborou uma classificação de incêndios que se divide em classes e é adotada pela maioria dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Os equipamentos energizados pertencem à seguinte classe de incêndio: