Filtrar


Questões por página:

A reprodução é um aspecto evolutivo fundamental na perpetuação das espécies. Devido a isso há uma grande variedade de formas de reprodução. Sobre a reprodução em vertebrados, analise as sentenças a seguir:


I- A variedade de modos de reprodução dos vertebrados engloba espécies sexuadas, hermafroditas, assexuadas, ovíparas, ovovivíparas e vivíparas.


II- Peixes condrictes, como os tubarões, são majoritariamente vivíparos com poucos filhotes por gestação.


III- Mesmo tendo a segunda maior diversidade reprodutiva dos vertebrados, quase todos os anfíbios têm fecundação externa.


IV- Ovos com âmnio, é uma importante conquista dos répteis. Como o âmnio é responsável pelas trocas gasosas, esse grupo está adaptado ao ambiente terrestre.


V- Os mamíferos têm fecundação interna e são vivíparos, com exceção dos monotremados que põe ovos e não possuem vagina.


Assinale a alternativa que apresenta apenas as sentenças CORRETAS.

mostrar texto associado

Analise o texto a seguir e responda o que se pede:


OS RESÍDUOS NITROGENADOS DE UM ANIMAL REFLETEM SUA FILOGENIA E SEU HÁBITAT


Como a maior parte dos resíduos metabólicos deve ser dissolvida na água para ser excretada pelo corpo, o tipo e a quantidade de produtos residuais de um animal podem ter um grande impacto no seu equilíbrio hídrico. A esse respeito, alguns dos produtos residuais mais significativos são os produtos nitrogenados resultantes da decomposição de proteínas e ácidos nucleicos.

Fonte: Biologia de Campbell/Jane B. Reece. [et al.]; [tradução: Anne D. Villela...et al.] - 10. ed. - Porto Alegre: Artmed,2015. (adaptado)


Sobre a excreção de produtos nitrogenados nos vertebrados, assinale a alternativa CORRETA.
Diferentes espécies de mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes podem transmitir a febre amarela em ambientes silvestres. Embora ambos vivam nas copas das árvores tendo como alvo principal macacos, apresentam características biológicas distintas:
Animal com quatro pares de patas e corpo dividido em duas partes: prossoma e opistossoma, este último subdividido em mesossoma e metassoma, é representante do grupo invertebrado dos
Corais do gênero Tubastraea (Cnidaria, Anthozoa, Scleractinia, Dendrophylliidae) são azooxantelados que crescem em recifes de coral e costões rochosos tropicais. Nativos dos oceanos Pacífico e Índico, hoje algumas espécies são consideradas cosmopolitas, sendo amplamente distribuídas em águas tropicais do Atlântico, Pacífico e Índico, encontrados inclusive na costa brasileira.
O gênero Tubastraea é conhecido popularmente por coral-sol. Assinale a alternativa que apresenta suas características biológicas.