Filtrar


Questões por página:
Os agentes de contraste iodado utilizados na arteriografia, quando administrados aos pacientes que fazem uso de uma determinada medicação, podem resultar, raramente, em acidose láctica. Assim, esse agente deve ser suspenso dois dias antes e reiniciado dois dias após a administração do agente de contraste se a função renal estiver estável. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a tal medicamento.
As placas ateroscleróticas produzem alterações locais e distais de fluxo e pressão, que podem ser medidas por vários métodos não invasivos. Na prática clínica, o laboratório vascular não invasivo fornece uma combinação de medidas fisiológicas e mapeamento das lesões após o procedimento. Sobre os métodos diagnósticos na doença oclusiva arterial periférica, é INCORRETO afirmar que
“A ___________________ (doença sem pulso) comumente afeta mulheres jovens, tendo alta prevalência em descendentes de europeus ocidentais e asiáticos. Normalmente, há um pródromo marcado por sinais e sintomas inflamatório-sistêmicos. A doença arterial ocorre, predominantemente, na aorta e seus principais ramos, sendo descritos vários padrões de envolvimento. Os vasos supra-aórticos são frequentemente acometidos, levando a sintomas de hipoperfusão cerebral ou claudicação dos membros superiores. O tratamento inicial baseia-se no processo inflamatório, sendo predominantemente clínico.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Várias complicações podem ocorrer no período imediatamente após a correção cirúrgica dos Aneurismas Abdominais da Aorta (AAAs), sendo as mais comuns as complicações das incisões relacionadas ao acesso vascular, incluindo sangramento, hematoma, formação de pseudoaneurisma e infecção do ferimento. Uma das razões principais para a falha da endoprotese é a presença de vazamento, denominada endoleak. Qual dos tipos de vazamentos (endoleaks) pode ser tratado inicialmente com observação, visto que a maioria se fecha espontaneamente?
A era moderna da reconstrução arterial tem sido possível pelo desenvolvimento da arteriografia (Moniz,1927; dos Santos, 1929), que permitiu a localização anatômica do aneurisma e das lesões oclusivas e suas correlações com os sintomas. Avanços tecnológicos em catéteres, meios de contraste, equipamentos radiológicos e processo de imagem têm levado a um grande aumento da segurança e da imagem de alta resolução de toda a árvore circulatória. São complicações da arteriografia relacionadas ao meio de contraste, EXCETO: