Filtrar


Questões por página:
Mulher de 65 anos procurou a emergência com quadro de dor precordial e sudorese profusa, iniciado há aproximadamente 6 horas. O eletrocardiograma evidenciou corrente de lesão subepicárdica de V1 a V5. A coronariografia foi normal. A ventriculografia, em diástole e sístole, revelou as imagens abaixo.



Sobre o diagnóstico que o quadro e as imagens permitem estabelecer, assinale a assertiva INCORRETA.

As imagens abaixo são de um paciente com diagnóstico anatômico de origem anômala independente das artérias descendente anterior (DA) e circunflexa (Cx) em torno do óstio da coronária direita tópica.



Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase abaixo. Para atingir o septo interventricular anterior, a DA cursa o trajeto .........., e, para atingir o sulco atrioventricular esquerdo, a Cx cursa o trajeto .......... .

Em relação às complicações do cateterismo cardíaco diagnóstico, considere as assertivas abaixo.
I. As mais frequentes estão relacionadas ao local da introdução do cateter e são as principais responsáveis pela morbidade decorrente do procedimento.
II. Trombose da artéria femoral ocorre, com mais frequência, nos portadores de pequeno lúmen arterial (mulheres, diabéticos e portadores de doença arterial periférica) e, especialmente, em procedimentos e compressões prolongados.
III. O sangramento retroperitoneal está frequentemente associado à punção acima do ligamento inguinal.
Quais são corretas?
Portador de insuficiência mitral apresentou, à ventriculografia, volumes diastólico e sistólico finais de 197 ml e 42 ml, respectivamente. O volume sistólico quantificado pelo método de Fick foi de 58 ml.
Sobre o caso, assinale a assertiva INCORRETA.
De acordo com os critérios do Academic Research Consortium, assinale a melhor definição para trombose de stent, respectivamente, quanto ao período de tempo após o implante e às categorias de evidência.