Filtrar


Questões por página:
O uso de drogas vasoativas pode ser determinante no prognóstico de pacientes que perdem a função da bomba cardíaca durante situações de choque. Uma das causas de perda de função da bomba cardíaca pode ser perdas sanguíneas agudas. Assinale a alternativa correta quanto à droga mais indicada para utilização quando não há resposta à expansão volêmica
Os esquemas de trombólise para os acidentes vasculares encefálicos são determinantes na cadeia de sobrevida desse agravo. A terapia trombolítica é capaz de minimizar sequelas e aumentar a sobrevida quando bem indicada. Em relação à melhor opção de trombólise e tempo de janela adequados assinale a alternativa correta.

Paciente do sexo masculino,78 anos de idade em consulta de rotina com o seu cardiologista. Paciente relata dispneia aos esforços habituais iniciada há 6 meses e já teve 2 episódios de síncope relacionado aos esforços no último ano. Apresenta como diagnósticos de base dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica de longa data e tabagismo importante. Ao exame físico está com bom estado geral, corado, hidratado, eupneico em ar ambiente. Pressão arterial de 150/80 mmHg, frequência cardíaca de 72 batimentos por minuto, frequência respiratória de 16 incursões respiratórias por minuto e saturação de oxigênio de 98 % em ar ambiente. Possui bulhas cardíacas (B1 e B2) hipofonéticas, sopro sistólico ejetivo com pico telessistólico +3/+6 com irradiação para fúrcula e região cervical. Demais dados do exame físico sem alterações. Paciente faz uso regular de hidroclorotiazida 25 mg, via oral, uma vez ao dia e atorvastatina 20 mg, via oral, uma vez ao dia. Traz exames de sangue de rotina solicitados na última consulta, que não apresentaram alterações. Os exames solicitados foram: hemograma completo, uréia, creatinina, sódio, potássio, ácido úrico. Também foi realizado eletrocardiograma, demonstrado a seguir:

 

Em relação ao caso descrito e considerando a última atualização da Diretriz Brasileira de Valvopatias Anatomicamente Importantes, assinale a alternativa incorreta.

Paciente de 46 anos, sexo feminino. Apresenta de comorbidades hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, doença renal crônica dialítica (dialisa por um cateter venoso central de longa permanência em veia jugular interna direita). Foi internado por endocardite infecciosa aguda de valva tricúspide (3 hemoculturas positivas para Candida albicans). Sobre o caso acima, assinale a alternativa correta.
Paciente de 25 anos, assintomático até que há 10 dias apresentou quadro de desmaio enquanto jogava futebol, de curta duração e recuperação espontânea. Nega liberação esfincteriana e período pós ictal. Procura atendimento médico ambulatorial. Nega doenças prévias ou histórico familiar de doenças cardíacas. Não faz uso de medicação ou drogas. Ao exame físico, a única alteração é de sopro sistólico ejetivo em foco aórtico, que aumenta com manobra de valsalva. Considerando o caso clínico, analise as afirmativas abaixo:
I. A hipótese mais provável é de uma miocardiopatia de origem genética, cuja transmissão é de forma autossômica dominante. II. Durante a investigação, deve-se realizar eletrocardiografia cujo achado sugestivo seria de hipertrofia ventricular. Deve-se também realizar ecocardiograma e Holter. III. Caso se confirme a principal hipótese diagnóstica, a ressonância magnética pode ser útil para quantificar área de fibrose, espessura de paredes e gradiente de via de saída do ventrículo esquerdo. IV. Beta-Bloqueador deve ser iniciado para todos os pacientes com benefício prognóstico. Cardiodesfibrilador implantável deve ser considerado, caso a principal hipótese seja confirmada.
Assinale a alternativa correta.