Filtrar


Questões por página:
A hipertensão é uma doença de alta prevalência na população. Nem sempre a hipótese de uma causa secundária para a hipertensão ocorre no momento do diagnóstico.
Quando ocorre a suspeita de hipertensão secundária por feocromocitoma, os exames complementares que devem ser solicitados para a confirmação diagnóstica são:
Um paciente chega ao pronto-socorro queixando-se de dispneia súbita, dor torácica pleurítica, taquipneia e taquicardia. Além desses sinais e sintomas, queixa-se também de já vir sentindo dor na panturrilha há algum tempo.
Apresentando radiografia de tórax normal, o médico conclui que o paciente está sendo acometido pela enfermidade chamada
Em um serviço de pronto-socorro, é importante diferenciar urgências de emergências.
Para o caso de um paciente apresentando quadro de hipertensão arterial com níveis elevados da pressão arterial diastólica, sem evidências de lesão vascular aguda, mas com potencial risco de desenvolvê-la, o tipo de enquadramento e os procedimentos indicados são os seguintes:
A hipertensão arterial é uma das doenças prevalentes no Brasil, havendo já um vasto arsenal terapêutico para seu controle.
Um exemplo de droga antagonista dos canais de cálcio que pode ser utilizada em monoterapia para o tratamento dessa doença é o(a)
Num atendimento de emergência, um paciente de 55 anos, masculino, hipertenso, queixa-se de dor precordial iniciada há 4 horas, sem irradiação. Nega melhora ou piora da dor ao se movimentar, respirar ou ao alimentar-se. Foi solicitado ECG, que não evidenciou sinais de isquemia aguda.

Considerando-se esse quadro, quais os próximos procedimentos que devem ser adotados?