Filtrar


Questões por página:
A maioria dos casos de hipertensão arterial é de causa desconhecida. Ainda assim, é importante estar atento ao diagnóstico de doenças que se tratadas podem até representar a cura do quadro hipertensivo, entidade denominada de hipertensão arterial secundária. No que concerne a esse assunto, assinale a opção correta.
A hipertensão arterial é um importante fator de risco para a ocorrência de doença cardiovascular. A iniciativa mais simples para se diagnosticar a hipertensão arterial é a medida da pressão arterial pelo método indireto, com técnica auscultatória e o uso do esfigmomanômetro. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Faz parte da consulta médica aconselhar o paciente a adotar hábitos de vida saudável. A respeito da prevenção da aterosclerose e das doenças neoplásicas, assinale a opção correta.

Considerando que os progressos no tratamento oncológico expuseram os pacientes a fatores de risco cardiovasculares e à quimioterapia com potencial de cardiotoxicidade, assinale a opção que apresenta medicação a qual, rotineiramente, não determina destruição celular (miócitos) irreversível.

Uma mulher de quarenta e quatro anos de idade com hábitos sedentários e hipertensão foi encaminhada para reavaliação da hipertensão arterial, uma vez que começou a apresentar refratariedade às três classes distintas de anti-hipertensivos em uso regular e nas doses máximas preconizadas (atenolol, anlodipino e enalapril). A paciente, no momento, encontra-se assintomática, com exame físico normal, exceto por apresentar níveis elevados da pressão arterial: 180 mmHg × 120 mmHg, e retinopatia hipertensiva incipiente. Os exames complementares realizados foram: sódio 142 mEq/L, potássio 3,1 mEq/L, ureia 22 mg/dL, creatinina 0,7 mg/dL, glicemia de jejum 73 mg/dL, colesterol total 170 mg/dL, triglicérides 136 mg/dL, ácido úrico 4,8 mg/dL. A análise da urina e o eletrocardiograma foram normais.

Considerando o caso clínico acima, assinale a opção que apresenta o exame complementar mais indicado para elucidação diagnóstica.