Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo masculino, 54 anos, história de hipertensão arterial grau II procurou seu médico com o resultado de um exame de ecocardiograma. O laudo apontava a presença de aneurisma da aorta ascendente e válvula aórtica tricúspide. O diagnóstico de síndrome de Marfan foi descartado. Dado o elevado risco de ruptura, a cirurgia só deve ser indicada quando o diâmetro da aorta ascendente for maior que:
Paciente com 65 anos, do sexo feminino, foi internada com infarto agudo do miocárdio. O médico da unidade coronariana solicitou um ecocardiograma devido à suspeita de aneurisma verdadeiro do ventrículo esquerdo. Esse tipo de aneurisma é observado mais frequentemente na região:
Paciente de 54 anos, do sexo masculino, realiza teste ergométrico devido a história de dor torácica desencadeada pelo esforço. O parâmetro do teste ergométrico que está associado ao prognóstico adverso e a doença coronariana multivascular é:

Paciente masculino, 60 anos de idade, é tabagista e portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e dislipidemia. Refere que iniciou há uma hora dor retroesternal em queimação após desentendimento com o colega de trabalho. Não fez uso de qualquer medicação para a dor e resolveu procurar imediatamente o serviço de emergência. Eletrocardiograma (ECG) da admissão não mostrou alterações e dosagem de marcadores de necrose miocárdica foi normal. Suspeitando-se de infarto agudo do miocárdico (IAM) sem supradesnível do segmento ST, pode-se afirmar que:

Em relação ao papel da dosagem dos peptídeos natriuréticos (BNP) no diagnóstico insuficiência cardíaca (IC), podemos afirmar: