Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
É frequente a observação de óbvios padrões genéticos de hereditariedade em pacientes com doenças de base aterosclerótica, uma vez que um grande número de genes foi conclusivamente associado às formas mais comuns de aterosclerose.
mostrar texto associado
A cardiomiopatia hipertrófica está associada a mutações nos genes que codificam proteínas do sarcômero, como os associados à cadeia pesada da beta-miosina.
mostrar texto associado
Mutações na sequência de codificação do gene do receptor de LDL colesterol associam-se a redução ou abolição da função do receptor de LDL e estão relacionadas ao aumento no risco de doença coronariana.
mostrar texto associado
Os achados gasométricos constatados no paciente citado estão associados a hiperpotassemia, redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio (desvio da curva de dissociação da hemoglobina para a direita) e resistência à ação da insulina.
Sabendo que o padrão alimentar interfere no risco de eventos cardiovasculares, julgue o   item  seguinte.

Níveis lipídicos no plasma, resistência à insulina, pressão arterial, fenômenos oxidativos, função endotelial e inflamação vascular são fatores de risco cardiovasculares modulados pelo padrão dietético.