Filtrar


Questões por página:
A respeito dos exames complementares comumente realizados na prática clínica diária, julgue o   item que se segue.

A demonstração de elevação do segmento ST em pelo menos 1,0 mm na derivação precordial direita V4R é o achado eletrocardiográfico de maior valor preditivo em pacientes com isquemia do ventrículo direito. Entretanto, essa alteração desaparece dez horas após o início dos sintomas em metade dos pacientes nessa condição.
mostrar texto associado
O fenoldopam é um antagonista seletivo dos receptores dopaminérgicos do tipo 1 (DA1), muito útil no tratamento das emergências hipertensivas, entretanto seu uso tem sido associado à piora da função renal nessas situações.
mostrar texto associado
O hiperaldosteronismo primário é a causa mais comum de hipertensão arterial de causa secundária.
mostrar texto associado
A miocardiopatia restritiva caracteriza-se basicamente por uma alteração no enchimento diastólico com função contrátil dos ventrículos razoavelmente preservada e tem como exemplos de etiologias a endomiocardiofibrose, a hemocromatose e a sarcoidose.
mostrar texto associado
A presença de hipertrofia ventricular esquerda assimétrica, movimento anterior sistólico da valva mitral, ventrículo esquerdo hipercontrátil, relaxamento e enchimento retardados do ventrículo esquerdo durante a diástole são alterações comuns no ecodopplercardiograma de pacientes com diagnóstico de miocardiopatia hipertrófica.