Filtrar


Questões por página:
Apericardite recorrente se caracteriza por episódios repetidos de pericardite, com caráter incessante ou intermitente, em um processo de provável etiologia autoimune. Nos casos duvidosos, o exame padrão-ouro para o diagnóstico de pericardite aguda é o/a:
A Dissecç partir da origem da artéria subclávia esquerda, ela pode ser classificada como tipo:
Questão Anulada
No exame físico do paciente com suspeita de tamponamento cardíaco, espera-se encontrar os seguintes sinais clínicos de sua tríade clássica:
J. J. J.,75 anos, sexo masculino, com histórico de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM) tipo 2, procura atendimento médico com queixas de fadiga, dispneia aos esforços e inchaço progressivo nos tornozelos. Ele relata que tem dificuldade de realizar atividades rotineiras e não é a primeira vez que apresenta essa sintomatologia. Ao exame físico, o paciente apresenta PA 85x50 mmHg, FC 80 bpm, turgência jugular, estertores crepitantes e hepatomegalia. Diante desse quadro, podemos classificar clinicamente esse paciente como portador de uma insuficiência cardíaca:
A comunicação interventricular isolada é a cardiopatia congênita mais comum, correspondendo a cerca de 20% de todas as cardiopatias congênitas. Lactentes com CIV grande e sinais de insuficiência cardíaca congestiva, que não respondem às medidas anticongestivas, necessitam de intervenção cirúrgica: