Filtrar


Questões por página:
Dentre os métodos de prevenção à formação e possível inibição da doença cárie, um deles envolve a aplicação de fina película de material, em regiões de cicatrículas e fissuras dentais, com o intuito de formar uma barreira física entre a superfície do dente e o meio bucal. A estratégia citada é:
O fator etiológico da doença cárie é uma massa sólida e concentrada, rica de polissacarídeos não calcificados e com glicoproteínas salivares fortemente aderidas às faces dentárias ou a superfícies presentes na cavidade oral, capaz de causar também doenças periodontais. É o fator etiológico indicado:
A cárie dental (CD) é uma doença multifatorial, infecciosa e dieta-dependente. Instruções dietéticas se fazem necessárias de modo a educar a população quanto à importância de dietas anticariogênicas, na tentativa de prevenção do desenvolvimento da doença. O desenvolvimento da CD em crianças é relacionado:
Biofilme dental é uma concentração sólida rica em polissacarídeos não calcificados e glicoproteínas salivares, aderida aos dentes e a outras superfícies bucais. Geralmente cresce sobre a película adquirida, cobrindo a cavidade bucal.
A remoção do biofilme dental é necessária, pois se apresenta como o fator etiológico para o desenvolvimento da doença cárie e de doenças periodontais. O controle químico da placa bacteriana é feito por meio:
A cárie dentária é reconhecida globalmente como uma doença multifatorial, infecciosa, transmissível e influenciada pela dieta, resultando na desmineralização das estruturas dentárias. O PH bucal favorável para que ocorra a desmineralização das estruturas dentárias causada por fatores intrínsecos ou extrínsecos é: