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Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

Na Serra – Centro, por exemplo –, as pessoas se orientam utilizando como referência os prédios: “perto da Prefeitura”, “perto do Fórum”. Se os alunos da Serra já possuem essas referências _____, qual seria então o papel social da escola? Tomando como base os princípios da teoria _____, a escola deveria realizar atividades de observação aparente do _____ e de deslocamentos espaciais orientados por mapas e por bússola, a fim de propiciar a aprendizagem de conceitos como pontos cardeais, que ampliariam o leque de recursos na comunicação espacial dos alunos.

O início do Horário de Verão, foi mais um motivo de ansiedade para os estudantes que fizeram a prova de Redação, Linguagem e Ciências Humanas do Enem. A preocupação em não perder o horário foi amplificada pela confusão ocorrida com operadoras na mudança do horário.

(fonte adaptada: https://www.midiamax.com.br >acesso 05 de outubro de 2018)


O Horário de Verão é aplicado em dez estados brasileiros, não é um deles:

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Dada à importância dos elementos que compõe os mapas, assinale a alternativa que expressa o conceito descrito: “caracteriza-se por apresentar a relação de proporção entre a área real e a sua representação e indicar o quanto um determinado espaço geográfico foi reduzido”.
Projeções cartográficas são representações da superfície esférica da Terra em um plano, possibilitando a construção de um mapa. Um mapa correspondente à representação aproximada da superfície terrestre em um plano utilizando as coordenadas geográficas. Essa construção se dá por meio de um sistema plano de paralelos e meridianos (representados por linhas), ou seja, as projeções cartográficas. Formulados aos variados tipos de projeções cartográficas, foram desenvolvidos modelos diversos de projeções cartográficas por muitos geógrafos, cartógrafos e estudiosos da área. Disponível em: roee %% CC3 %% A7% CC3% BB5es %% 220crtogg %% C33 %% AA1fc aas% 200s %% CC3 %% A33o %% 200epreesenna %% CC3% A7% C3% B5s% 20daplan oo% 22uizandoo% 20as% 20oodenadas %% 20geogg% C3% A1fas% B5es% 20da, plano% 20utilizando% 20as% 20coordenadas% 20geogr% C3% A1ficas. (Fragmento / Adaptado)
Disponível em: roee %% CC3 %% A7% CC3% BB5es %% 220crtogg %% C33 %% AA1fc aas% 200s %% CC3 %% A33o %% 200epreesenna %% CC3% A7% C3% B5s% 20daplan oo% 22uizandoo% 20as% 20oodenadas %% 20geogg% C3% A1fas% B5es% 20da, plano% 20utilizando% 20as% 20coordenadas% 20geogr% C3% A1ficas. (Fragmento / Adaptado)


Projeção de Peters ou Gall-Peters
O mapa acima representa um Projeção Gall-Peters. Essa projeção teria sido concebida pela primeira vez por James Gall, em 1885, e retomada na segunda metade do século XX pelo historiador alemão Arno Peters. Dispnível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/projecao-peters.htm (Fragmento / Adaptado)
Dada à projeção, assinale a alternativa que corresponde ao mapa de Gall-Peters:
Com base na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a alfabetização cartográfica é compreendida como um processo complexo e essencial para a compreensão espacial. Considerando as diretrizes propostas nesse documento, assinale a alternativa que melhor representa a abordagem da cartografia no ensino fundamental.