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Projeções cartográficas são representações da superfície esférica da Terra em um plano, possibilitando a construção de um mapa. Um mapa correspondente à representação aproximada da superfície terrestre em um plano utilizando as coordenadas geográficas. Essa construção se dá por meio de um sistema plano de paralelos e meridianos (representados por linhas), ou seja, as projeções cartográficas. Formulados aos variados tipos de projeções cartográficas, foram desenvolvidos modelos diversos de projeções cartográficas por muitos geógrafos, cartógrafos e estudiosos da área. Disponível em: roee %% CC3 %% A7% CC3% BB5es %% 220crtogg %% C33 %% AA1fc aas% 200s %% CC3 %% A33o %% 200epreesenna %% CC3% A7% C3% B5s% 20daplan oo% 22uizandoo% 20as% 20oodenadas %% 20geogg% C3% A1fas% B5es% 20da, plano% 20utilizando% 20as% 20coordenadas% 20geogr% C3% A1ficas. (Fragmento / Adaptado)
Disponível em: roee %% CC3 %% A7% CC3% BB5es %% 220crtogg %% C33 %% AA1fc aas% 200s %% CC3 %% A33o %% 200epreesenna %% CC3% A7% C3% B5s% 20daplan oo% 22uizandoo% 20as% 20oodenadas %% 20geogg% C3% A1fas% B5es% 20da, plano% 20utilizando% 20as% 20coordenadas% 20geogr% C3% A1ficas. (Fragmento / Adaptado)


Projeção de Peters ou Gall-Peters
O mapa acima representa um Projeção Gall-Peters. Essa projeção teria sido concebida pela primeira vez por James Gall, em 1885, e retomada na segunda metade do século XX pelo historiador alemão Arno Peters. Dispnível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/projecao-peters.htm (Fragmento / Adaptado)
Dada à projeção, assinale a alternativa que corresponde ao mapa de Gall-Peters:
Com base na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a alfabetização cartográfica é compreendida como um processo complexo e essencial para a compreensão espacial. Considerando as diretrizes propostas nesse documento, assinale a alternativa que melhor representa a abordagem da cartografia no ensino fundamental.
Um professor de Geografia deseja trabalhar em sala de aula o conceito de escala cartográfica de forma prática e significativa. Para isso, ele propõe a seguinte atividade: os alunos deverão criar um mapa de sua sala de aula, utilizando uma escala de 1:50. Considerando os desafios e possibilidades dessa atividade, analise as afirmativas a seguir:
I. A atividade permite que os alunos compreendam a relação entre a representação cartográfica e a realidade, além de desenvolver habilidades de medição e cálculo;
II. A escolha da escala 1:50 é adequada para representar os detalhes da sala de aula, permitindo uma visualização clara dos elementos presentes no espaço;
III. A atividade pode ser complementada com a utilização de diferentes tipos de projeções cartográficas, para que os alunos compreendam as distorções que podem ocorrer na representação da Terra.

Assinale a alternativa correta.
Podemos optar pela construção de um mapa em que o fatiamento da série de dados da variável gera uma legenda de classes que contém valores de larguras (amplitudes) iguais. Assinale a alternativa que corresponde à técnica para definição de intervalos de dados para a legenda citada no texto.
Um mapa da área urbana de um determinado município foi apresentado em um curso ministrado para carteiros dos Correios. O objetivo era que todos conhecessem melhor as características urbanas e a distribuição populacional naquela cidade. Sabendo que a população por setores censitários foi representada por meio de círculos proporcionais ao seu tamanho, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, ao modo de implantação e à variável visual utilizados no mapa temático.