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Concurso:
Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Geografia
A Geografia é uma área de conhecimento comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos, explicável e passível de transformações. Neste sentido, assume grande relevância dentro do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua meta de buscar um ensino para a conquista da cidadania brasileira. As temáticas com as quais a Geografia trabalha na atualidade encontram-se permeadas por essa preocupação. (...) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf
A produção acadêmica em torno da concepção de Geografia passou por diferentes momentos, gerando reflexões distintas acerca dos objetos e métodos do pensar e fazer geográfico. Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os fundamentos que estruturam o ensino e aprendizagem de Geografia:
A produção acadêmica em torno da concepção de Geografia passou por diferentes momentos, gerando reflexões distintas acerca dos objetos e métodos do pensar e fazer geográfico. Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os fundamentos que estruturam o ensino e aprendizagem de Geografia:
Na aula seguinte de Geografia, o Professor Pedro pediu que os alunos descrevessem suas observações em campo, e que abordassem conceitos de paisagem. Uma aluna levantou a mão e colocou que para ela, “a paisagem são os morros e as colinas, são os solos, é o riacho que corria no fundo daquele vale... São também as árvores, o ar puro e os pássaros voando.” Assinale a alternativa que apresenta o conceito de paisagem descrito pela aluna, de forma correta:
“Em meio aos desdobramentos do processo de redemocratização após a Ditadura Militar no cenário brasileiro, Estados e municípios construíam suas propostas curriculares. Em 1988, no Estado de São Paulo é publicada a proposta curricular criada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). Na Geografia, a proposta contou com uma equipe de professores que visava realizar uma reorientação metodológica com base em princípios fundadores da disciplina, iniciativa conhecida, na época, como Geografia Crítica” (CABRAL; CECIM, STRAFORINI,2021). No que concerne ao movimento de renovação do ensino de Geografia no fim dos anos 1980, baseado na Geografia Crítica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Buscava desenvolver no aluno a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar a realidade visando sua transformação.
( ) Visava levar ao aluno a compreensão do espaço geográfico produzido pela sociedade, suas desigualdades e contradições.
( ) Apontava para a ênfase na formação do cidadão e em sua capacidade de transformação social a partir de uma visão crítica da realidade.
( ) A realidade do aluno não importava em um ensino crítico, pois era fundamental analisar apenas a sociedade como um todo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Buscava desenvolver no aluno a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar a realidade visando sua transformação.
( ) Visava levar ao aluno a compreensão do espaço geográfico produzido pela sociedade, suas desigualdades e contradições.
( ) Apontava para a ênfase na formação do cidadão e em sua capacidade de transformação social a partir de uma visão crítica da realidade.
( ) A realidade do aluno não importava em um ensino crítico, pois era fundamental analisar apenas a sociedade como um todo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Segundo o professor Manuel Correia de Andrade, para efetuar estudos geográficos seria necessário obedecer aos chamados princípios científicos da geografia. Durante as aulas de geografia, tais princípios são muito utilizados como instrumento no processo de ensino-aprendizado. Um desses princípios afirma que o fato geográfico está em constante reorganização, devido à ação de diferentes atores. Esse princípio é denominado de princípio da:
No texto de Ruy Moreira,1979, no qual propõe que a Geografia serve para desvendar máscaras sociais, o autor relata que a formação espacial é um conceito de totalidade que pode ajudar os geógrafos em sua tarefa de analisar as formas de organização das sociedades nos diferentes tempos da história, o que propõe a construção de uma teoria do espaço que se baseia em três categorias, sendo as três facetas de uma mesma realidade, todas orientadas no sentido do arranjo espacial: a formação econômico-social, o modo de produção e a formação espacial.
MOREIRA, R Pensar em ser em Geografia. São Paulo: Contexto,2007, p.76.
Tal proposta reforça e é concordante com a Geografia
MOREIRA, R Pensar em ser em Geografia. São Paulo: Contexto,2007, p.76.
Tal proposta reforça e é concordante com a Geografia