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Questões por página:
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Concurso:
Prefeitura de Nova Mutum - MT
Disciplina:
Geografia
Pensar em um ensino de Geografia inclusivo para estudantes cegos ou com baixa visão pressupõe criar condições de acessibilidade, não apenas aos espaços físicos escolares, mas também ao conhecimento a que têm direito.
Entre essas condições, destaca-se a existência de:
Entre essas condições, destaca-se a existência de:
Concurso:
Prefeitura de Nova Mutum - MT
Disciplina:
Geografia
Um dos princípios básicos do raciocínio geográfico é aquele que permite tecer, conjuntamente, as diferentes dimensões que compõem o espaço geográfico na busca da totalidade. Esse princípio é:
Concurso:
Prefeitura de Curuá -PA
Disciplina:
Geografia
A partir de uma visão crítica do espaço geográfico, o ensino de Geografia tem contribuído, entre outras coisas, na formação de indivíduos que compreendam as transformações no território e as relacionem com os conteúdos estudados. É correto afirmar que
Disciplina:
Geografia
Em seu livro “Pensar pela Geografia: ensino e relevância social” (2019), Lana de Souza Cavalcanti propõe um percurso didático para a mediação no ensino de Geografia. Nesse percurso a atividade de aula é considerada o centro do trabalho (podendo ser uma hora-aula na escola ou várias aulas) e tem como referência uma unidade de conteúdo, com começo, meio e fim. O percurso didático é um processo não linear e suas dimensões devem ser compreendidas como partes articuladas de um todo.
As três dimensões do percurso didático proposto por Lana Cavalcanti (2019) consistem nas ações de
As três dimensões do percurso didático proposto por Lana Cavalcanti (2019) consistem nas ações de
Disciplina:
Geografia
Leia o fragmento a seguir.
Quando as aulas de Geografia se limitam a uma apresentação das atualidades, consideramos que se exclui a possibilidade de construção de uma leitura de mundo a partir de um raciocínio pautado em categorias e conceitos articulados como constitutivos dessa área de conhecimento. Nesse processo de exclusão, um acontecimento ou fato - o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, por exemplo - é apresentado aos alunos e demandado posteriormente em avaliações e processos de seleção apenas como resposta factual, isolado de outros contextos. Da geografia, frequentemente, há a priorização de seu princípio mais primário.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
O princípio da Geografia ao qual os autores se referem no final do fragmento acima é a
Quando as aulas de Geografia se limitam a uma apresentação das atualidades, consideramos que se exclui a possibilidade de construção de uma leitura de mundo a partir de um raciocínio pautado em categorias e conceitos articulados como constitutivos dessa área de conhecimento. Nesse processo de exclusão, um acontecimento ou fato - o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, por exemplo - é apresentado aos alunos e demandado posteriormente em avaliações e processos de seleção apenas como resposta factual, isolado de outros contextos. Da geografia, frequentemente, há a priorização de seu princípio mais primário.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
O princípio da Geografia ao qual os autores se referem no final do fragmento acima é a