Questões de Concurso
Filtrar
60 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Geografia
mostrar texto associado
Considerando o tema do texto acima e assuntos correlatos, julgue o item.
O professor de geografia deve contribuir para difundir a percepção de que a paisagem é a unidade visível do território, com sua identidade visual, mas não é como uma pintura: ela carrega características sociais, culturais e naturais, mostrando, simultaneamente, o passado e o presente.
O professor de geografia deve contribuir para difundir a percepção de que a paisagem é a unidade visível do território, com sua identidade visual, mas não é como uma pintura: ela carrega características sociais, culturais e naturais, mostrando, simultaneamente, o passado e o presente.
Disciplina:
Geografia
mostrar texto associado
Considerando o tema do texto acima e assuntos correlatos, julgue o item.
É importante que o professor de geografia considere a cultura geográfica de seus alunos, pois estes, em sua prática cotidiana, produzem conhecimentos geográficos.
É importante que o professor de geografia considere a cultura geográfica de seus alunos, pois estes, em sua prática cotidiana, produzem conhecimentos geográficos.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Teresina
Disciplina:
Geografia
Nas atuais condições de globalização, a metáfora proposta por Pascal parece ter ganho realidade: o universo visto como uma esfera infinita, cujo centro está em toda parte. Na verdade, a globalização faz também redescobrir a corporeidade. O mundo da fluidez, a vertigem da velocidade, a frequência dos deslocamentos e a banalidade do movimento e das alusões a lugares e a coisas distantes, revelam, por contraste, no ser humano, o corpo como uma certeza materialmente sensível, diante de um universo difícil de apreender.
SANTOS, M. A Natureza do espaço: tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: EDUSP,2008.
A partir do entendimento do fragmento e da compreensão do conceito de lugar, deve-se considerar que
SANTOS, M. A Natureza do espaço: tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: EDUSP,2008.
A partir do entendimento do fragmento e da compreensão do conceito de lugar, deve-se considerar que
Concurso:
Prefeitura Municipal de Teresina
Disciplina:
Geografia
Um conceito importante é que o espaço constitui uma realidade objetiva, um produto social em permanente processo de transformação. O espaço impõe sua própria realidade; por isso a realidade não pode operar fora dele. Consequentemente, para estudar o espaço, cumpre apreender sua relação com a sociedade [...]. SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel,1985.
Segundo Milton Santos, para se analisar o espaço social em qualquer tempo, é fundamental tomar, de maneira integrada, as categorias de análise do espaço, que são
Segundo Milton Santos, para se analisar o espaço social em qualquer tempo, é fundamental tomar, de maneira integrada, as categorias de análise do espaço, que são
Concurso:
Prefeitura Municipal de Teresina
Disciplina:
Geografia
Se nos situarmos do ponto de vista da evolução histórica dos instrumentos de trabalho, em um enfoque vertical, constataremos que a natureza do espaço social tem mudado. Se preferirmos um enfoque horizontal, isto é, dentro de cada espaço, encontraremos uma distribuição irregular de modelos mais avançados dos instrumentos de trabalho, mas também a coabitação de modelos antigos e modernos e em muito raros lugares há a homogeneidade de instrumentos de trabalho de acordo com, ou do ponto de vista de sua “idade”. Os lugares, então, se diferenciam: de um lado, pelo grau de modernização dos recursos; de outro lado, pela forma com que se combinam as diferentes modalidades de recursos.
SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: Edusp,2004.
Tendo por base a abordagem teórica sobre o espaço geográfico, deve-se entender que
SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: Edusp,2004.
Tendo por base a abordagem teórica sobre o espaço geográfico, deve-se entender que