Filtrar


Questões por página:
O impacto humano sobre o meio ambiente se traduz de diversas formas. Uma delas é através da ocorrência da chuva ácida em algumas regiões do planeta. Os gases mais frequentemente associados à ocorrência da chuva ácida são:
O crescimento tecnológico e as práticas antrópicas geraram um aumento nas transformações físicas e químicas dos materiais para sanar demandas humanas, como: alimentação, vestuário, comunicação, energia, transporte e saúde, agravando assim, os impactos sobre o meio ambiente, ameaçando a vida de diversas espécies, inclusive a humana. No Brasil, há o despejo inadequado de resíduos sólidos, líquidos e gasosos que acabam sendo depositados nos solos, nas águas e na atmosfera. Essas atividades são geradas não só por grandes indústrias ou fábricas, mas também em muitos lares. Por isso, algumas campanhas de conscientização para a população aumentaram, destacando malefícios e danos causados por práticas inadequadas do uso de recursos naturais, como a água, a energia e os minérios. Alguns problemas ambientais decorrentes destas práticas são: a poluição do ar, das águas, dos solos, o aumento descontrolado da temperatura do planeta e a chuva ácida. Sabemos que todas as chuvas são ácidas, porém a precipitação se torna um problema ambiental quando o pH da chuva está abaixo de 4,5. O que revela altos níveis de ácidos (sulfúrico, nitroso e nítrico, principalmente) formados por gases lançados na atmosfera, decorrentes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis. Com relação às chuvas ácidas e como podemos amenizar seus efeitos, um estudante fez as seguintes afirmativas:
I. Estimular a instalação de equipamentos que monitoram e diminuem a toxicidade dos gases que são lançados na atmosfera por diversas indústrias pode reduzir a precipitação de chuvas ácidas. II. Evitar a liberação de monóxido de carbono que reage com a água, formando ácido carbônico, um dos principais responsáveis pelo aumento da acidez das chuvas, pode dificultar a precipitação de chuvas ácidas. III. Diversificar a matriz energética por meio da oferta e do uso de fontes renováveis ou alternativas de energia, diminuindo o lançamento de gases na atmosfera resultantes da queima de combustíveis fósseis pode inibir a precipitação de chuvas ácidas. IV. Dificultar a chegada da chuva ácida ao solo, evitando a neblina, que é o principal formato úmido da chuva ácida, responsável pela contaminação e desgaste dos solos, pode amenizar os efeitos negativos da precipitação ácida sobre as plantações.
Estão corretas as afirmativas:
O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.

Sobre os Gases do Efeito Estufa (GEE), é CORRETO afirmar que:


I. O dióxido de carbono (CO2) é o mais abundante dos GEE, sendo emitido como resultado de inúmeras atividades humanas como, por exemplo, por meio do uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e também com a mudança no uso da terra.


II. O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório) e também pela criação de gado e cultivo de arroz. Com poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono.


III. O óxido nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO2;


IV. O hexafluoreto de enxofre (SF6) é utilizado principalmente como isolante térmico e condutor de calor; gás com o maior poder de aquecimento, é 23.900 vezes mais ativo no efeito estufa do que o CO2.


Estão CORRETAS:
São considerados os dois principais gases causadores do Efeito Estufa:
Gases que são produzidos por queima incompleta de combustíveis e que em altas concentrações atmosféricas podem causar a “chuva ácida” são apresentados na alternativa: