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Questões por página:
De acordo com o DSM-5 TR, sobre um determinado transtorno, analise os critérios diagnósticos abaixo:

Dificuldade em entender o significado do que é lido (por exemplo, pode ler o texto com precisão, mas não entender a sequência, relacionamentos, inferências ou significados mais profundos do que é lido).
Dificuldades com a ortografia (por exemplo, pode adicionar, omitir ou substituir vogais ou consoantes).
Dificuldades com a expressão escrita (por exemplo, comete vários erros gramaticais ou de pontuação nas frases; emprega uma organização de parágrafos deficiente; a expressão escrita de ideias carece de clareza).
Dificuldades em dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo (por exemplo, tem pouca compreensão de números, sua magnitude e relações; conta nos dedos para adicionar números de um dígito em vez de lembrar o fato matemático como os colegas fazem; se perde no meio de computação aritmética e pode mudar de procedimento).
Dificuldades com raciocínio matemático (por exemplo, tem muita dificuldade em aplicar conceitos, fatos ou procedimentos matemáticos para resolver problemas quantitativos).

As características acima definem o(a):
Transtornos de aprendizagem e comportamento são condições que afetam a capacidade de uma pessoa aprender, interagir socialmente e regular seu comportamento de maneira adequada. Identificar e compreender esses transtornos é fundamental para uma intervenção educacional eficaz. Associe o transtorno às suas respectivas características.

I. ( ) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
II. ( ) Dislexia
III. ( ) Transtorno do Espectro Autista (TEA)
IV. ( ) Transtorno de Conduta

a. Dificuldade na compreensão da linguagem escrita, dificuldade em decodificar palavras e problemas de fluência na leitura.
b. Dificuldades em manter a atenção, agitação e impulsividade, interferindo na concentração e no desempenho acadêmico.
c. Dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal e padrões restritos e repetitivos de comportamento.
d. Padrões persistentes de comportamento agressivo, desafiador e desrespeitoso com normas sociais e autoridades escolares.


Assinale a correspondência correta.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION,2014), o Transtorno do Espectro Autista TEA é entendido como um transtorno do neurodesenvolvimento e pode ser definido da seguinte forma:


1. caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.


2. é um transtorno degenerativo, sendo comum que a aprendizagem e as compensações individuais diminuam ao longo da vida.


3. para o diagnóstico é necessário a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.


4. é um transtorno neurobiológico crônico que se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade.


5. inclui déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Considerando os critérios diagnósticos para transtornos do uso de substâncias e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5,5ª ed.), assinale a opção que apresenta, corretamente, um critério de evidência de tolerância.
De acordo com o DSM-5-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais,5ª edição - TR), o diagnóstico de TDAH não pode ser realizado sem a presença de pelo menos um dos critérios sintomáticos antes dos: