Filtrar


Questões por página:
Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito
Com esse slogan, dezenas de siglas de movimentos sociais por moradia vivem há anos em prédios abandonados em São Paulo em péssimas condições. Entre os mais populares estão a FLM (Frente de Luta por Moradia) e a UMM (União dos Movimentos de Moradia). Mas há também grupos menores, caso do LMD (Luta por Moradia Digna), responsável pela gestão do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou recentemente. Ainda existem aqueles que se dizem ocupações independentes de qualquer organização formal. As famílias convivem diariamente com riscos semelhantes ao que levou ao incêndio e desabamento do prédio localizado no Largo do Paissandu. Muitas pagam uma taxa de serviço, espécie de ‘condomínio’, para os líderes das ocupações. (Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/2018/05/03/nao-podemos-criminalizar-movimentos-de-moradia-diz-coordenador-domtst_a_23426510/.)
Os movimentos sociais estão sendo um dos temas mais populares em todo o mundo. A cada ano é possível notar que surgem novos movimentos sociais querendo ganhar força e se estabilizar. Em relação aos movimentos anteriormente citados e à tipologia desses novos movimentos sociais do Brasil, é correto afirmar que:

“Vigiar e punir é o livro que Foucault consagra ao nascimento da prisão, depois de conduzir um movimento que levara a pôr em questão de forma radical não apenas o sistema penitenciário, mas as redes de poder-saber a ele associadas em nossa sociedade”. (MOTTA, M. B.,2010, p. XIII)

Assinale a alternativa correta:

Ao longo dos últimos anos, diversos autores do campo sociológico passaram a utilizar a expressão "novos movimentos sociais” para se referirem a formas renovadas de organização e mobilização de grupos que lutam para a concretização de reivindicações diversas. Sobre os “novos movimentos sociais”, é correto afirmar que

Leia o texto abaixo.

Dessa forma, o "mais antigo” dos “movimentos sociais” brasileiros, passou ao longo de um tempo (por todo o século XX, e com mais intensidade a partir dos anos 30) por várias significações e apropriações institucionais, sendo “arrancado” da esfera do Estado, ao qual foi inicialmente atrelado como instituição com funções para-estatatais auxiliares, e re-apropriado como movimento social democrático e anti-autoritário nos anos 80. No momento, como um dos movimentos mais atingidos pelas práticas empresariais e políticas públicas recentes voltadas para o fortalecimento do mercado tomado como global em detrimento do emprego e dos direitos dos trabalhadores, o sindicalismo procura articular-se internacionalmente e também internamente com outros movimentos sociais para resistir à sua desestabilização e criar novas formas de solidariedade e de luta.

LOPES, Sérgio Leite. História e Transformações do Sindicalismo Brasileiro. In www.theomai.unq.edu.a/ número 9/artLopes.pdf. Fragmento. Adaptado


De acordo com o texto, o sindicalismo brasileiro vem historicamente passando por uma situação de

A sociedade moderna, dentre outros fenômenos sociais, destaca a construção do individualismo como ideologia e do indivíduo como um valor. Identifique a opção em que todos os cientistas sociais se dedicaram notadamente sobre os aspectos socioculturais do indivíduo.