Questões de Concurso
Filtrar
79 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 16
Questões por página:
Questões por página:
“Ao lado de problemas que historicamente marcam a educação básica brasileira, como o quadro de marginalidade de grandes contingentes populacionais em relação ao processo educativo, somam-se as dificuldades particulares da situação da Sociologia no Ensino Médio, que decorrem de sua ainda frágil presença disciplinar. A ausência de tradição de trabalho com o ensino da Sociologia nas escolas, o desconhecimento sobre o sentido e a finalidade da disciplina na grade curricular e sua consequente desvalorização, tanto pelas direções das escolas e pelo seu coletivo de professores, como pelos alunos, obstaculizam a criação e a consolidação de espaços de reflexão sociológica que promovam mediações significativas entre os estudantes e o conhecimento científico da vida social”.
JINKINGS, Nise. Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v.12, n.1, p.113-130,2007.
Considerando o texto acima, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
( ) O ensino de Sociologia experimenta dificuldades relacionadas a problemas sociais da sociedade brasileira que interferem no cotidiano de escolas para atendimento das populações pobres.
( ) As escolas têm oferecido as condições necessárias em virtude do alto grau de interesse de estudantes curiosos por saber mais a respeito da disciplina e seus conteúdos.
( ) A criatividade tem sido o principal combustível da Sociologia, no ensino médio, em virtude da preparação do corpo docente em cursos voltados para o ensino e transposição de conteúdos para o ensino médio.
( ) A consolidação da disciplina envolve formação docente e ambiente de trabalho adequado às dinâmicas que a disciplina exige como componente curricular obrigatório para o ensino médio.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
JINKINGS, Nise. Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v.12, n.1, p.113-130,2007.
Considerando o texto acima, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
( ) O ensino de Sociologia experimenta dificuldades relacionadas a problemas sociais da sociedade brasileira que interferem no cotidiano de escolas para atendimento das populações pobres.
( ) As escolas têm oferecido as condições necessárias em virtude do alto grau de interesse de estudantes curiosos por saber mais a respeito da disciplina e seus conteúdos.
( ) A criatividade tem sido o principal combustível da Sociologia, no ensino médio, em virtude da preparação do corpo docente em cursos voltados para o ensino e transposição de conteúdos para o ensino médio.
( ) A consolidação da disciplina envolve formação docente e ambiente de trabalho adequado às dinâmicas que a disciplina exige como componente curricular obrigatório para o ensino médio.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
“À medida que a polícia possui atribuições e poderes para usar a força e manejar instrumentos visando ao seu exercício, ela pode facilmente praticar, nos mais diversos contextos nacionais, abusos ou excessos contra os cidadãos. Muitos desses excessos implicam o emprego da força como castigo, e não como um recurso instrumental para individualizar, identificar o autor, restringir ou prevenir condutas consideradas como juridicamente inaceitáveis. As condições de possibilidade para isso são os juízos morais de culpabilidade dos suspeitos, a desconfiança no sistema formal de justiça penal, como entidade à qual se reserva a imposição do castigo legal, e a existência de uma demanda social para que os policiais atuem como executores de castigos contra determinadas "clientelas". Embora os policiais entrevistados não possuam a mesma compreensão do castigo e dos meios para ministrálo, eles o praticam com apoio dos seus colegas de trabalho, de modo informal e com maior ou menor visibilidade, a depender das circunstâncias, contra certos indivíduos e grupos. Um aspecto decisivo para reduzir a possibilidade de castigo é o poder de reclamação do cidadão, traduzido em capacidade de denunciar e processar policiais por essa prática”.
MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; PAES-MACHADO, Eduardo. Polícia para quem precisa de polícia: contribuições aos estudos sobre policiamento. Caderno CRH, v.23, n.60, p.437-447,2010.
A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) As forças policiais são agências que possuem a função e a autorização para uso legítimo da força.
( ) A violência policial acontece quando policiais autorizados para o uso legítimo da força ultrapassam os limites e excedem suas funções ao violarem direitos de cidadania.
( ) Os excessos produzidos pelas forças policiais atendem aos anseios dos seus operadores que desejam usar o castigo físico como meio de resolver seus problemas.
( ) A violência policial atinge de maneira discriminada determinados sujeitos no interior de uma sociedade na qual determinados segmentos demandam esse tipo de ação.
Esta correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; PAES-MACHADO, Eduardo. Polícia para quem precisa de polícia: contribuições aos estudos sobre policiamento. Caderno CRH, v.23, n.60, p.437-447,2010.
A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) As forças policiais são agências que possuem a função e a autorização para uso legítimo da força.
( ) A violência policial acontece quando policiais autorizados para o uso legítimo da força ultrapassam os limites e excedem suas funções ao violarem direitos de cidadania.
( ) Os excessos produzidos pelas forças policiais atendem aos anseios dos seus operadores que desejam usar o castigo físico como meio de resolver seus problemas.
( ) A violência policial atinge de maneira discriminada determinados sujeitos no interior de uma sociedade na qual determinados segmentos demandam esse tipo de ação.
Esta correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
“[...] tendo como meta escolas sem violências, é de indiscutível importância identificar medidas para que essas se apresentem como espaços seguros para todos os seus membros. Certamente, é consensual na sociedade que a segurança escolar constitui-se em um valor em si mesma, uma vez que afeta a vida, a integridade física, emocional e psicológica de alunos, professores, funcionários e pais/responsáveis. Ademais, a violência ou a ameaça de violência – em suas diversas modalidades – tem um impacto direto na qualidade da educação, no modo como os professores e estudantes desenvolvem seu trabalho em sala de aula, no ambiente escolar, no rendimento dos alunos e na qualidade de vida de suas famílias”
(ABRAMOVAY. Miriam. Programa de prevenção à violência nas. escolas. Disponível em http://flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nasEscolas.pdf).
Considerando o que se afirma no texto acima, é correto dizer que
(ABRAMOVAY. Miriam. Programa de prevenção à violência nas. escolas. Disponível em http://flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nasEscolas.pdf).
Considerando o que se afirma no texto acima, é correto dizer que
Disciplina:
Sociologia
Cidadania é um atributo que o indivíduo social adquire quando desfruta, de forma equânime, de liberdade, participação e igualdade. Nas democracias modernas é a forma de se tornar titular de direitos civis, políticos e sociais.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A globalização, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico e o surgimento de gigantescas empresas transnacionais, tem causado redução dos direitos políticos, na medida que diminui o poder dos estados nacionais e o consequente papel que a representação política exerce. ( ) O aumento da desigualdade social provoca uma redução nos direitos civis vivenciados: a diminuição da sensação de segurança e o aumento da criminalidade são fatores de restrição a efetiva liberdade, na medida que aumentam a exposição ao risco e alteram as noções de Justiça e de Estado Democrático de Direito. ( ) Experiências de gestões participativas têm se multiplicado, principalmente no âmbito dos governos municipais e a inclusão digital tem proporcionado formas alternativas de organização e ativismo político. Apesar disso, ainda não se cogita a possibilidade de formas estruturadas e seguras de participação popular nos processos de decisão pública. ( ) O surgimento das ONG’s (organizações não governamentais) como proponentes, facilitadoras, executoras e fiscalizadoras da execução de políticas públicas tem possibilitado uma maior participação da sociedade civil no Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A globalização, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico e o surgimento de gigantescas empresas transnacionais, tem causado redução dos direitos políticos, na medida que diminui o poder dos estados nacionais e o consequente papel que a representação política exerce. ( ) O aumento da desigualdade social provoca uma redução nos direitos civis vivenciados: a diminuição da sensação de segurança e o aumento da criminalidade são fatores de restrição a efetiva liberdade, na medida que aumentam a exposição ao risco e alteram as noções de Justiça e de Estado Democrático de Direito. ( ) Experiências de gestões participativas têm se multiplicado, principalmente no âmbito dos governos municipais e a inclusão digital tem proporcionado formas alternativas de organização e ativismo político. Apesar disso, ainda não se cogita a possibilidade de formas estruturadas e seguras de participação popular nos processos de decisão pública. ( ) O surgimento das ONG’s (organizações não governamentais) como proponentes, facilitadoras, executoras e fiscalizadoras da execução de políticas públicas tem possibilitado uma maior participação da sociedade civil no Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Sociologia
“Sobretudo depois dos anos 1960, quando ladrões e criminosos passaram a ser vistos como uma grande ameaça aos moradores das metrópoles, ideias semelhantes de uma justiça retaliativa vinham seduzindo muita gente nas cidades brasileiras. De acordo com essa perspectiva, para anular a violência do crime bastaria ser ainda mais forte e violento que o criminoso”.
(MANSO, Bruno Paes. A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro. São Paulo, Ed. Todavia,2020, p.10-11)
No fragmento acima o autor faz menção ao surgimento, naquele momento, de
(MANSO, Bruno Paes. A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro. São Paulo, Ed. Todavia,2020, p.10-11)
No fragmento acima o autor faz menção ao surgimento, naquele momento, de