Filtrar


Questões por página:
A Ciência Aberta é um movimento que propõe mudanças estruturais na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado. É um novo modo de fazer ciência, mais colaborativo, transparente e sustentável. A virtualização da biblioteca, seus conteúdos digitais de domínio público, oferece diferenciais que contribuem para a disseminação da informação, universalizando o acesso, tornando-a cada vez mais acessível e democrática. A partir dessa informação, NÃO contribui para os objetivos do movimento Ciência Aberta:

O uso das tecnologias assistivas em unidades de informação é de fundamental importância, inclusão e democratização do acesso à informação, incentivando o desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo com deficiência.

A partir dos conceitos apresentados sobre tecnologias assistivas, relacione as informações da coluna da esquerda com as da direita, numerando os parênteses:


(1) NVDA

(2) JAWS

(3) Lupa Eletrônica

(4) Sintetizador de voz

(5) Audiolivro

(6) Scannerização


( ) Processo de produção artificial de voz humana, que pode ser implementado em software ou hardware.

( ) Tecnologia de copiagem de documentos, com palavras, números ou imagens, transformando-os em entradas de dados para os sistemas de informação.

( ) Gravação do conteúdo de um livro lido em voz alta em suportes informacionais diversificados, como o MP3, o WMA.

( ) Software para acessibilidade de pessoas com deficiência visual, composto por um sistema que lê as informações dispostas na tela e por um sintetizador de voz, para reconhecer comandos executados pelo usuário.

( ) Programa utilizado por deficientes visuais, que realiza a leitura da tela para obter resposta do computador por meio do som.

( ) Permite a ampliação da imagem entre 10x e 80x através de sistema manual de ajuste de aumento da imagem e do foco.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Ao comentar que “nós, bibliotecários, há milênios indexamos, criamos classificações do conhecimento, criamos linguagens documentárias e representação documental; estudamos comunicação com os usuários, e, pelo menos durante todo século XX, elaboramos e utilizamos dados estatísticos para avaliação de nossos instrumentos” [...] e ainda que “os conhecimentos biblioteconômicos tornaram-se subsídios para o desenvolvimento de conceitos teóricos nas áreas computacionais, entre outras”, MEY (2009) diz que, na verdade, os bibliotecários produzem informações sobre informações documentais ou registros do conhecimento, ou seja, produzem:
Mesmo o crescimento exponencial da informação não sendo um fenômeno novo, será necessário cada vez mais que se compreenda sua manifestação em termos da diminuição de obras de fôlego e do aumento de publicações periódicas, de caráter pouco cumulativo. Assim também sua consequência representada em novas formas de apropriação da informação, como, por exemplo, a utilização de bases de dados e descritores pessoais. A esta ampliação da validação do detalhe em detrimento da validação do conjunto, BARATIN e JACOB (2008) denominam de:
Uma das estratégias apontadas por McGARRY (1999) para melhor comunicação com usuários especializados é o planejamento e elaboração de revistas de resumos. Entretanto, sua utilidade dependerá: