Filtrar


Questões por página:

Considere uma bola de 0,75Kg, que se choca perpendicularmente com uma parede a uma velocidade de 10m/s, e que, após o choque, retorna na mesma direção e mesma velocidade em módulo, ou seja, ocorrendo um choque perfeitamente elástico.

Calcule a intensidade da força atuante na bola, provocada pela parede, supondo que a interação do choque tenha durado um tempo de 0,04 seg.

Um motorista viaja por uma estrada a uma velocidade de 180km/h, quando em determinado momento vê uma criança na pista a 150m de distância. O tempo de reação do motorista é de 0,9s (tempo de reação= tempo decorrido entre o instante em que o motorista vê a criança até o instante em que ele realmente aplica os freios). Os freios aplicam ao carro uma aceleração constante de 10m/s2 . Assinale a alternativa correta.

Um veículo parte do repouso e, após 30 minutos, o motorista registra que foi percorrida uma distância de 30 km. A partir dos dados analise as seguintes afirmativas.


I. A velocidade média do veículo foi de 60 km/h.


II. Para percorrer a distância de 30 km, é necessário imprimir uma velocidade superior à velocidade média do veículo em alguns trechos do trajeto.


III. Durante o trajeto o veículo manteve a aceleração constante.


Com base nelas, assinale a alternativa correta.

Uma bola de pingue-pongue rola sem atrito e com velocidade v constante sobre uma mesa e, ao chegar à borda da mesa, ela cai no chão. Sendo h a altura da mesa e g a aceleração da gravidade, assinale a alternativa que corresponde à distância d em relação à borda da mesa em que a bola irá atingir o chão.
Considere que uma bala de 10 gramas de massa é disparada por um revólver a 300 m/s. Considere que uma bala exatamente igual é deixada cair do alto de prédio de 250 metros de altura. Assinale a alternativa que corresponde à relação entre a energia cinética imediatamente após a bala ser disparada (Ed) e no instante que a outra bala atinge o solo após a queda (Eq). Considerar g = 10 m/s2 e desprezar o atrito com o ar em ambos os casos.