Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão


A partir das informações do gráfico precedente, que representa uma reação química genérica do tipo A + 2 B → AB2, processando-se com velocidade global constante, conclui-se que

Em relação à cinética química para a reação de decomposição do N2O5, verificou-se que v = k . [N2O5]. Quanto ao que acontece com a velocidade dessa reação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) Se a concentração molar de N2O5 for duplicada, a velocidade da reação será reduzida à metade.
(---) Se a concentração molar de N2O5 for triplicada, a velocidade da reação também triplicará.
(---) Se a concentração molar de N2O5 for reduzida à metade, a velocidade da reação duplicará.

A reação em fase gasosa a A + b B → c C + d D foi estudada em diferentes condições de concentração inicial dos reagentes, tendo sido obtidos os seguintes resultados experimentais, todos na mesma temperatura:

Imagem associada para resolução da questão


A partir dos dados experimentais da tabela, indique a alternativa que apresenta o valor correto da velocidade inicial da reação no experimento IV.

Para que uma reação química possa ocorrer é necessário que os reagentes recebam certa quantidade de energia, chamada energia de ativação (Ea). A reação entre os gases nitrogênio e oxigênio, componentes do ar, por exemplo, não ocorre em condições ambientes, embora exista um grande número de choques entre suas moléculas. A reação entre esses gases ocorre na atmosfera apenas quando associada a descargas elétricas dos relâmpagos, em dias chuvosos, e também no interior dos motores de explosões internas, quando a vela do automóvel libera uma faísca elétrica. Nesses casos, a Ea é fornecida pelas faíscas.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando o gráfico anterior, referente ao diagrama energético de uma reação química, qual o valor da energia de ativação e o ΔH da reação respectivamente?


Observe as características a seguir. • Ambiente ocupado por uma fumaça densa. • Devido ao aumento de pressão interna, os gases saem por todas as aberturas, em forma de lufadas. • Calor intenso faz com que os combustíveis liberem vapores combustíveis. Essas características particulares são relativas à seguinte fase de incêndio: