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Concurso:
TJ-SC
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Um equipamento elétrico trifásico na configuração estrela possui como dados elétricos potência de 500 kVA e tensão de alimentação de 20 kV. A potência e a tensão de bases escolhidas para o setor onde esse equipamento encontra-se instalado é de 400 kVA e 40 kV.
A sua impedância, por unidade (p.u.), é:
A sua impedância, por unidade (p.u.), é:
Concurso:
TJ-SC
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Uma carga trifásica indutiva equilibrada, composta por três impedâncias de 50 Ω de módulo e ângulo de 30o, na configuração delta é alimentada por uma fonte trifásica simétrica na configuração estrela com tensão de fase igual a 127 V.
A potência ativa trifásica solicitada pela carga trifásica, em Watt, é:
A potência ativa trifásica solicitada pela carga trifásica, em Watt, é:
Concurso:
TJ-SC
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Uma carga trifásica indutiva equilibrada, composta por três impedâncias de 20 Ω de módulo e ângulo de 15o, na configuração estrela-estrela é alimentada por uma fonte trifásica simétrica em que a tensão da fase A em relação à fase B é de 220 V com ângulo de -5o .
Considerando que a sequência de fases é negativa, a corrente elétrica na fase C da carga é:
Considerando que a sequência de fases é negativa, a corrente elétrica na fase C da carga é:
Concurso:
TJ-SC
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Um sistema trifásico pode assumir várias configurações. No caso em que a diferença de potencial em cada carga monofásica que compõe a carga trifásica se dá pelo somatório do valor da tensão de fase da fonte com a tensão de deslocamento de neutro, diferente de zero, tem-se a configuração do tipo:
Concurso:
TJ-MS
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Sobre os motores elétricos, avalie as afirmações a seguir.
I. Um motor de indução trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor menor que a velocidade síncrona (aquela com que gira o campo magnético).
II. Um motor síncrono trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor variando, conforme o torque mecânico no eixo, quando em funcionamento normal.
III. Um motor de indução (bobinado) trifásico pode ter o seu torque de partida alterado pela inserção de resistências externas em série com o enrolamento do rotor.
IV. Um motor de indução monofásico não necessita de um segundo enrolamento cruzado, pois como o fluxo magnético varia com o tempo isto garante o seu funcionamento.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s)