Filtrar
8 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 2
Questões por página:
A NBR nº 9077/2001, que trata de saídas de emergência em edifícios, apresenta um conjunto de definições. Sobre os diferentes tipos de escada, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Escada de emergência.
2. Escada não enclausurada ou escada comum.
3. Escada enclausurada à prova de fumaça.
4. Escada enclausurada protegida.
Coluna 2
( ) Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.
( ) Escada cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso é por antecâmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaça em caso de incêndio.
( ) Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada.
( ) Escada que, embora possa fazer parte de uma rota de saída, comunica-se diretamente com os demais ambientes, como corredores, halls e outros, em cada pavimento, não possuindo portas cortafogo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Aplicando-se a fórmula de Blondell: 2h + p = 0,64, em que h é a altura do espelho e p é a largura do piso, calcule a projeção horizontal de uma escada, desenvolvida em um único lance, para acesso ao segundo pavimento de uma edificação.
Considerando a NBR 9050:2015, que trata de acessibilidade, e as ilustrações apresentadas, julgue o item seguinte.
Com base na fórmula de Blondel, é correto afirmar que uma escada de espelho 17 cm e piso 30 cm obedece à proporção recomendada pela norma.
Segundo a NBR 9.077:2001, que regulariza as saídas de emergência em edifícios, o dimensionamento de degraus de uma escada deve
ter altura compreendida entre 20,0 cm e 30,0 cm.