Filtrar


Questões por página:
Sobre o abcesso anorretal, leia o enunciado e responda:

É o mais profundo, estendendo-se ao longo do esfíncter até abaixo do levantador do ânus; pode penetrar no lado contralateral, formando um abscesso em “ferradura”. Abscessos acima do levantador do ânus são bastante profundos e podem se estender ao peritônio ou órgãos abdominais; esse abscesso frequentemente resulta de diverticulite ou doença inflamatória pélvica.

O enunciado descreve:
Sobre a Hemostasia, analise os itens abaixo:

I- A hemostasia pode ser definida como uma série complexa de fenômenos biológicos que ocorre em imediata resposta à lesão de um vaso sanguíneo com objetivo de deter a hemorragia.
II- O mecanismo hemostático inclui três processos: hemostasia primária, coagulação (hemostasia secundária) e fibrinólise.
III- Esses processos têm em conjunto a finalidade de manter a fluidez necessária do sangue, sem haver extravasamento pelos vasos, buscando a obstrução do fluxo pela presença de trombos.
IV- Hemostasia primária é o processo inicial da coagulação desencadeado pela lesão vascular. Imediatamente, mecanismos locais produzem vasoconstrição, alteração da permeabilidade vascular com produção de edema, vasodilatação dos vasos tributários da região em que ocorreu a lesão e adesão das plaquetas.

Analisados os itens é correto afirmar que:
O cirurgião pediatra, ao dar alta do ambulatório cirúrgico a uma criança de 10 kg, cuja cirurgia foi uma apendicectomia com evolução satisfatória no pós-cirúrgico, foi questionado pela mãe sobre a necessidade básica de água para ser administrada no repouso em casa. O cirurgião, sendo conhecedor das necessidades calóricas que determinam as necessidades hídricas diárias, utiliza-se do cálculo de Holliday e Segar para necessidade calórica. Pelo cálculo, quantos ml/h suprem as necessidades exigidas?
Sabendo as características e procedimentos cirúrgicos, bem como abordagem dos tumores sólidos em crianças, qual das afirmativas abaixo está CORRETA?
Um escolar é encaminhado para consulta com cirurgião pediatra para avaliação de “caroços” no pescoço. Ao exame, foi observado tumoração fibroelástica de consistência cística, localizada na linha média cervical, móvel à deglutição. O cirurgião, ao suspeitar de cisto tireoglosso, pois os remanescentes do ducto tireoglosso são anormalidades congênitas cervicais da linha média, fruto da falha do desenvolvimento normal da tireoide. Durante a migração, o ducto deve obliterar-se, porém a obliteração incompleta resulta na persistência de restos celulares que secretam muco, formando cistos cervicais. Assim, qual exame pode auxiliá-lo no diagnóstico e qual procedimento cirúrgico deve ser realizado: