Filtrar


Questões por página:
Determinado adolescente acompanhado de seu responsável compareceu à Unidade de Saúde relatando um incômodo e alteração no lábio inferior. A mãe mencionou que ele apertava muito os dentes, com comportamento agitado e ansioso, mas não sentia dor no local. Realizado exame clínico, o profissional observou a presença de uma lesão com aspecto bolhoso, formato circular, superfície lisa e mais esbranquiçada. Sugere-se o diagnóstico e seu tratamento em:
O termo neoplasia significa “novo crescimento”, e um novo crescimento é denominado de neoplasma. O termo tumor foi originalmente aplicado ao edema causado pela inflamação, mas o uso não neoplásico de tumor praticamente desapareceu; portanto, o termo atualmente se iguala a neoplasia. Diante disso e apesar de sua morfologia relativamente simples, as glândulas salivares dão origem a nada menos que 30 tumores histologicamente distintos. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que descreve um tumor benigno de glândula salivar.
Os tumores odontogênicos compreendem um grupo complexo de lesões de comportamento clínico e tipos histológicos diversos. Dentre estes tumores, os odontomas são os tipos mais comuns. Sua prevalência é maior do que a de todos os outros tumores odontogênicos somados.
Assinale a alternativa que apresenta uma característica correta sobre esse tumores:
A respeito do câncer bucal mais incidente de origem epitelial, considere as afirmativas seguintes:

I. Na hipótese de diagnóstico de carcinoma é indicado como exame complementar para diagnóstico final as imagens, principalmente a tomografia computadorizada e depois a biópsia excecional.
II. Apresenta como característica clínica úlcera irregular, com bordas elevadas, base endurecida, que não cicatrizam em 21 a 30 dias.
III. Ocorre mais em pacientes do gênero masculino, leucodermas, com mais de 50 anos de idade e sua maior incidência é na língua e lábios.

Estão CORRETAS:
É uma neoplasia maligna de origem epitelial: