Filtrar


Questões por página:
A primeira classificação biológica racional de que se tem conhecimento se deve ao filósofo Grego Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.). Seus estudos e escritos cobrem uma diversidade de matérias, desde metafísica, poesia, teatro, política, à biologia e zoologia. Aristóteles estudou e classificou os organismos em dois grandes grupos – animais e plantas – pelas suas caraterísticas com base nas suas inúmeras observações (que incluíram dissecações de organismos, com a exceção dos humanos), os animais eram divididos em “animais com sangue” e “animais sem sangue”; atualmente, vertebrados e invertebrados. No entanto, diversos elementos dessa classificação mantiveram-se até ao século XIX.
(História da Classificação Biológica. Nicolau, P. B.2017.)
Em particular, dos estudos de classificação de Aristóteles resultaram os termos, ainda hoje utilizados, que são:
De acordo com a Classificação de Linnaeus, o lobo-cinzento (Canis lupus) pertence a mesma ordem do leopardo (Panthera pardus); porém, tais animais não pertencem à(ao) mesma(o):
Os protozoários ciliados apresentam os cílios, que são estruturas utilizadas na locomoção, e, em alguns casos, também, na alimentação. É o grupo com maior diversidade de espécies, dentre eles, o Paramecium sp. (paramécio). São características encontradas no paramécio, EXCETO:
mostrar texto associado
A nomeação do desconhecido é uma maneira de se recuperar da comoção inicial diante do novo, tornando-o compreensível, conforme defende o texto. Isso pode ser observado na proposta feita pelo fixista Carl Lineu, no século XVIII, quando criou um determinado número de categorias hierárquicas a fim de classificar os seres vivos. Observe a seguir um exemplo de classificação da espécie Ursus americanus.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a época em que Lineu fez essa proposta, seu sistema de classificação dos seres vivos tinha a seguinte finalidade:
Os sistemas de classificação dos seres vivos mudaram ao longo do tempo. Partindo de uma situação em que os seres vivos eram imutáveis, como pensava Lineu, para outra em que se percebem as alterações ao longo do tempo, o conceito de espécie foi sendo alterado. Os critérios utilizados nos sistemas de classificação, em ordem cronológica, são: