Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A nomeação do desconhecido é uma maneira de se recuperar da comoção inicial diante do novo, tornando-o compreensível, conforme defende o texto. Isso pode ser observado na proposta feita pelo fixista Carl Lineu, no século XVIII, quando criou um determinado número de categorias hierárquicas a fim de classificar os seres vivos. Observe a seguir um exemplo de classificação da espécie Ursus americanus.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a época em que Lineu fez essa proposta, seu sistema de classificação dos seres vivos tinha a seguinte finalidade:
Os sistemas de classificação dos seres vivos mudaram ao longo do tempo. Partindo de uma situação em que os seres vivos eram imutáveis, como pensava Lineu, para outra em que se percebem as alterações ao longo do tempo, o conceito de espécie foi sendo alterado. Os critérios utilizados nos sistemas de classificação, em ordem cronológica, são:
Analise a árvore filogenética a seguir.

imagem-015.jpg

A filogenia apresentada permite concluir que, evolutivamente, o grupo animal mais próximo das atuais aves é o

Estima-se que atualmente existem entre 5 e 50 milhões de tipos de animais, plantas e microorganismos no planeta Terra. Essa estimativa é discrepante, pois apenas pouco menos de 2 milhões foram registradas formalmente como espécie. Considerando a taxonomia dos seres vivos, assinale a opção que preenche correta e respectivamente as lacunas do seguinte enunciado:

“Para classificar um ser vivo são necessárias três etapas fundamentais: 1) ________, que consiste em reconhecer um táxon como igual ou semelhante a outro, normalmente utilizando ilustrações, fotografias e/ou descrições; 2) ________, que consiste em empregar corretamente os nomes dos táxons obedecendo a um conjunto de regras e recomendações; e 3) ________, que consiste em ordenar os táxons dentro de um sistema de classificação enquadrando-a num determinado gênero, que faz parte de uma família, que pertence a uma determinada classe e assim por diante”.

Existem códigos internacionais que regulam a nomenclatura dos organismos vivos e fósseis, e permitem a estabilidade das denominações científicas. O Código Internacional de Nomenclatura Botânica ‒ CINB ‒, por exemplo, é um documento composto por princípios, regras e recomendações. Considerando o CINB, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) São princípios do CINB que a nomenclatura botânica seja independente da zoológica e que cada táxon tenha apenas um nome válido.

( ) São princípios do CINB que a aplicação de nomes seja determinada por tipos nomenclaturais e que a nomenclatura seja baseada na prioridade de publicação.

( ) São regras do CINB que os nomes dos táxons sejam latinos independente da sua origem e que as regras são retroativas, salvo indicação contraria.

( ) São regras do CINB que o nome científico seja um binômio e que gênero e espécie não tenham terminações fixas.

( ) São recomendações do CINB que o nome da espécie deve ser acompanhado do nome do autor e que os nomes de autores podem ser abreviados de acordo com normas específicas.

A sequência correta, de cima para baixo, é: