Filtrar


Questões por página:

O aumento da eficácia dos serviços arquivísticos da administração pública está diretamente relacionado à utilização de instrumentos que possibilitam o controle e a rápida recuperação da informação. Esses instrumentos também orientam as atividades de racionalização da produção e do fluxo documentais, a avaliação e a destinação de documentos produzidos e recebidos. Um exemplo de instrumento que resulta da avaliação e que deve contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de sua atividade, os prazos de custódia nas idades correntes e intermediárias, além da destinação final, é a (o)

Em uma instituição governamental, como por exemplo o Banco Central, a divisão interna deve corresponder à classificação interna dos fundos, que podem ser diretamente as séries. Essas séries caracterizam-se por serem integradas por documentos que têm a representação da fusão entre a espécie documental e a atividade jurídica ou administrativa nela vinculada. As séries não podem ser dispersas, desarticuladas, nem ordenadas por qualquer critério alheio à sua especificidade documental. Em contrapartida, as peças documentais ou os documentos individuais que constituem as séries têm que ser reunidos em agrupamento lógico, nas unidades de arquivamento. Essas peças são a menor unidade arquivística

mostrar texto associado
Caso seja necessária uma avaliação documental, deve ser criado o código de classificação de documentos de arquivo.
A respeito da função documentação, julgue o item subsecutivo.

Um documento sigiloso deve ser de conhecimento restrito e requer medidas especiais de salvaguarda tanto para sua divulgação quanto para sua custódia.
Acerca da gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.

Na gestão arquivística de documentos eletrônicos agregam-se requisitos da classificação, da avaliação, do registro e da tramitação dos documentos de arquivo.