Filtrar


Questões por página:
Um homem de 76 anos de idade procurou o pronto-socorro durante quadro diarreico líquido (cerca de seis episódios naquele dia), com mal-estar, febre baixa e dor mal definida no mesogástrio e na fossa ilíaca esquerda há dois dias, associada à queda do estado geral e náusea, e um episódio de sangramento nas fezes. Tem história de tabagismo (50 anos/maço) e coronariopatia já abordada por cateterismo com colocação de stent.
Ao exame físico, apresenta-se estável, pouco desidratado, com discreta distensão abdominal, dor na fossa ilíaca esquerda sem plastrão e descompressão brusca ausente. Exames laboratoriais mostraram leucocitose (18.000) sem desvio, com amilase 70 e eletrólitos sem alterações. Foi internado para estabilização, com melhora parcial após hidratação intravenosa e antibioticoterapia.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a hipótese diagnóstica mais provável e o melhor exame para diagnóstico.
Considerando os impactos social e econômico da depressão subdiagnosticada, os profissionais de saúde devem estar atentos às histórias de seus pacientes, buscando identificar fatores de risco para o desenvolvimento dos quadros depressivos, como:
Sobre os critérios de síndrome de resposta inflamatória sistêmica (SRIS) que auxiliam na triagem e na identificação precoce de pacientes com suspeita de infecção, assinale com V os critérios verdadeiros e com F os falsos.
( ) Frequência cardíaca maior que 90 bpm. ( ) Temperatura maior que 38 °C ou menor que 36 °C. ( ) Frequência respiratória maior que 20 irpm ou PaCO2 menor que 32 mmHg. ( ) Contagem de leucócitos maior que 10.000/mm3 ou menor que 1.000/mm3.
Assinale a sequência correta.
Sobre a avaliação de pacientes com estado confusional agudo, assinale a alternativa correta.
Na avaliação pré-operatória de um homem de 55 anos de idade com hérnia umbilical, encontraram-se baixos níveis de transaminase e relação aspartato-alanina transaminase (AST/ALT) > 2, que sugere: