Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo feminino de 26 anos portadora de osteossarcoma em coluna lombossacra realizando tratamento adequado para dor crônica oncológica intensa e é trazida para o atendimento após ter sido encontrada por familiares desacordada, com diminuição do ritmo respiratório, pupilas mitóticas bradirreagentes após ter iniciado quadro de vômitos intensos há dois dias. Em relação às opções de manejo imediato assinale a alternativa correta quanto à droga de eleição a ser administrada nesse caso.
Paciente do sexo feminino com 70 anos, obesa, hipertensa com controle irregular de níveis pressóricos deu entrada em unidade de pronto atendimento acompanhada pelo serviço de atendimento médico de urgência após ter iniciado quadro de dispneia súbita com taquipneia e dessaturação, com intenso desconforto respiratório, fala entrecortada e retração de fúrcula. Ao exame físico PA = 128/66 mmHg, FC = 136 bpm FR = 34 irpm, SatO2 = 89% edema de membros inferiores 1+/4+, panturrilhas livres, com dor intensa à mobilização de membro inferior esquerdo em região de coxa e ausculta pulmonar com murmúrio vesicular fisiológico reduzido em terço médio de pulmão direito. Acompanhante refere que a paciente sofreu queda nos últimos 4 dias com possível fratura de fêmur, mas não quis procurar o atendimento. Em relação às possibilidades diagnósticas possíveis, assinale a alternativa correta.
Paciente de 48 anos, sexo masculino, diabético e hipertenso com bom controle comparece em unidade de pronto atendimento com queixa de dor torácica iniciada há duas horas em pontada de forte intensidade iniciada ao repouso e sem melhora espontânea associada à náuseas, vômitos e diaforese. Ao exame físico PA = 137/78 mmHg, FC=P= 121 bpm FR = 19irpm SatO2 = 98% em ar ambiente, murmúrio vesicular fisiológico com crepitações bilaterais em bases. Em relação ao caso, assinale a alternativa correta quanto à conduta.

Homem de 42 anos admitido na enfermaria com quadro de dor abdominal há 1 mês. Exame físico com distensão abdominal com macicez móvel e hepatoesplenomegalia. O paciente apresentava antecedente de TVP em perna direita há 1 ano e de IAM há 3 anos sem causa bem estabelecida. Estava em uso regular de carvedilol e losartana. Notou que na última semana a sua urina escureceu. Trazia exame de urina I de outro serviço com presença de hemoglobina, sem leucócitos, proteína ou glicose. Exames laboratoriais com Hb: 9,0 mg/dL, transaminases elevadas (3× VR), BT de 4,6 mg/dL com predomínio da BI, haptoglobina reduzida e DHL elevada. Realizou ultrassonografia abdominal que evidenciou obstrução das veias hepáticas direita e média até a cava inferior. Realizou mielograma com medula hipocelular, com 5% de plasmócitos.


A melhor hipótese diagnóstica é:

São potenciais efeitos colaterais conhecidos dos inibidores de bomba de prótons, EXCETO: