Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considerando o caso clínico acima relatado, julgue os itens a seguir.

A trombocitopenia observada no referido paciente decorre dos seguintes mecanismos etiofisiopatogênicos (de forma isolada ou em associação): ação direta do vírus, alterações endoteliais, ativação do sistema do complemento, ativação do sistema de coagulação sanguínea e produção de anticorpos antiplaquetários.
Paciente de 20 anos apresentou lesões papulovesiculosas em superfície externa de extremidades e no tronco. Após avaliação dermatológica, com realização de biopsia, foi feito o diagnóstico de dermatite herpetiforme. O dermatologista prontamente encaminhou o paciente para pesquisa da seguinte condição associada:

Homem de 45 anos relata emagrecimento, febre, adinamia, artralgia e dor abdominal pós-prandial. Descreve, ainda, dor testicular bilateral. Ao exame, apresenta palidez cutâneo-mucosa, PA= 180x100mmHg, alémde fenômeno de Raynauld e livedo reticular. Ausculta cardiopulmonar sem alterações. Exame neurológico evidencia hipoestesia em pé esquerdo e mão direita. Solicitados exames laboratoriais: Hgb: 11 g/dL, VHS: 100 mm/h, Ureia: 80 mg/dL, Creatinina: 2,1 mg/dL, ANCA negativo e dosagem de complemento normal. Há história de sorologia positiva para hepatite B. Aprincipal hipótese diagnóstica é:

A respeito de quadros de dor crônica, julgue os seguintes itens.

A metadona não é boa opção para o tratamento de síndromes dolorosas, pois apresenta eficácia inferior à de outros opioides, com maior custo e morbidade.
A respeito de quadros de dor crônica, julgue os seguintes itens.

A dor lombar crônica pode ser causada por doenças inflamatórias, degenerativas, neoplásicas, defeitos congênitos, debilidade muscular, predisposição reumática, sinais de degeneração da coluna ou dos discos intervertebrais. Frequentemente, no entanto, não decorre de doenças específicas, mas sim de um conjunto de causas, como, por exemplo, fatores sociodemográficos e comportamentais, entre outros.