Filtrar


Questões por página:
Maria, enfermeira de um pronto-socorro, sofreu um acidente com instrumento perfurocortante durante um procedimento com paciente HBSAG positivo e HIV positivo. Durante o tratamento profilático, Maria informou que tinha feito duas séries (seis doses) de vacinação para hepatite B nos dois últimos exames periódicos, realizados havia dois e três anos respectivamente, mas sem ter havido resposta sorológica vacinal. O médico solicitou um teste de gravidez, cujo resultado foi negativo.

Nesse caso clínico hipotético, o médico responsável pelo atendimento da enfermeira deve
O supervisor de determinado setor de uma empresa estabeleceu metas diárias, semanais e mensais de produção para os seus subordinados, tomando como parâmetro a média produtiva correspondente a cada uma das tarefas designadas.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta acerca de ergonomia.
A exposição acidental ou repetida, por dias ou semanas, a alifáticos halogenados (como tetracloreto de carbono, tetracloroetano, tricloroetileno, metilclorofórmio), a compostos aromáticos (como o tolueno), ou a compostos nitrogenados (como dimetil-formamida, trinitrotolueno, 2-nitropropano) constitui fator de risco ocupacional para o desenvolvimento de
Um homem de sessenta e um anos de idade, com história de hipertensão arterial havia muitos anos, compareceu ao ambulatório de um hospital apresentando quadro de dispneia. O paciente informou que, havia dois meses, vinha apresentando dispneia aos esforços maiores que os habituais e, nas últimas três semanas, o problema havia evoluído para dispneia aos médios e aos pequenos esforços. O exame físico revelou que o paciente estava normocorado, com extremidades quentes, frequência respiratória de 26 irpm, frequência cardíaca de 114 bpm, pressão arterial de 146 mmHg × 84 mmHg, turgência jugular a 30º e ausculta pulmonar normal. O ictus cordis estava propulsivo no 6.º EICE da linha axilar anterior, e o ritmo cardíaco estava irregular, em galope (presença de terceira bulha) e sem sopros. Adicionalmente, o médico constatou refluxo hepatojugular e edema de membros inferiores na região maleolar bilateral.

Assinale a opção em que o exame complementar indicado apresente resultado compatível com o quadro do paciente referido nesse caso clínico hipotético.
Um homem de cinquenta e seis anos de idade procurou atendimento médico por apresentar quadro de sonolência diurna excessiva e dificuldade em manter-se concentrado no ambiente de trabalho. O paciente não informou outros sintomas e, de acordo com seu relato, não estava realizando nenhum tipo de tratamento médico. Sua esposa, que o acompanhava na consulta, relatou ao médico que o ronco do cônjuge era excessivamente incômodo. No exame físico, constataram-se IMC (índice de massa corpórea) de 32 kg/m² ; 43 cm de circunferência do pescoço; e pressão arterial de 144 mmHg × 92 mmHg (média de três medidas). Os resultados dos demais exames físicos e os resultados dos exames complementares básicos não revelaram anormalidades significativas.

Nesse caso clínico, o exame indicado para se estabelecer o diagnóstico do paciente é