Filtrar


Questões por página:

Um paciente de vinte e oito anos de idade foi atendido em emergência hospitalar apresentando febre não superior a 38,5º C (com base em medição da temperatura axilar), tosse improdutiva e dispneia progressiva, quadro que, segundo o paciente, prolongavase havia dez dias. O paciente relatou que, havia onze meses, sofria de diarreia crônica e emagrecia significativamente. Ao exame físico, apresentou-se hemodinamicamente estável, com 27 respirações por minuto e placas esbranquiçadas em orofaringe, e ausculta cardíaca e pulmonar normais. Apresentou, ainda leucopenia com linfopenia e PaO2 de 55 mmHg à gasometria arterial colhida em ar ambiente. Os resultados do raio X de tórax revelaram infiltrado reticular heterogêneo, difuso, bilateral e simétrico.

Nesse caso clínico, a conduta terapêutica mais indicada consiste na administração de

Na avaliação clínica dos distúrbios acidobásicos, o diagnóstico diferencial das causas dos distúrbios pode ser obtido empregando-se, entre outras ferramentas, o cálculo do hiato aniônico (ânion gap). Pacientes cujo índice de hiato aniônico é usualmente normal apresentam acidose metabólica causada por

Um paciente de vinte e cinco anos de idade, ao procurar atendimento no pronto-socorro, informou que apresenta, havia cerca de doze horas, quadro de febre de 38 ºC, dor abdominal difusa, vômitos, que se seguiu, passadas quatro horas, de diarreia aquosa com rajas de sangue. Atribuiu o fato a ingestão de maionese comprada na padaria próxima de casa. O exame físico mostrou o paciente com sinais de toxemia.

Assinale a opção correspondente ao tratamento mais adequado para o quadro clínico apresentado.

A identificação de distúrbio hidroeletrolítico demanda o uso adequado das técnicas de hidratação. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Faz parte da consulta médica aconselhar o paciente a adotar hábitos de vida saudável. A respeito da prevenção da aterosclerose e das doenças neoplásicas, assinale a opção correta.