Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Na avaliação etiológica de acidemia metabólica, é útil o cálculo do hiato aniônico (anion gap), que pode ser calculado subtraindo-se do nível plasmático de sódio (Na+) o somatório dos níveis séricos de bicarbonato (HCO3-) com os dos cloretos (Cl-) pela fórmula: anion gap = [Na+] - ([HCO3-] + [Cl-]).

mostrar texto associado

Em situações de acidemia metabólica de adultos, estima-se que, para cada 1 mEq/L de redução na concentração sérica do bicarbonato, haja uma redução média de 1,2 mmHg na PaCO2.

mostrar texto associado

A análise do sangue arterial por meio do gasômetro permite medir diretamente os níveis da pressão parcial de gás carbônico (PaCO2), o potencial hidrogeniônico (pH) sanguíneo, a saturação de oxigênio (SaO2) e o excesso de bases (BE).

mostrar texto associado
Sangramento persistente, espasmo arterial, isquemia, pseudoaneurisma, lesão de nervo periférico e embolia arterial periférica são exemplos de complicações decorrentes da punção arterial, com vistas a exames gasométricos.
mostrar texto associado
A analgesia prévia por meio de infiltração local com lidocaína, visando à punção arterial, é absolutamente contraindicada, pois evidências científicas têm demonstrado que esse procedimento aumenta a dificuldade da punção e pode interferir no resultado da gasometria arterial.