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O modelo do CMMI 2.0 está organizado em áreas de prática, que se agrupam em áreas de capacidade, que, por sua vez, são agrupadas em 4 categorias. A área de prática “Resolução e Prevenção de Incidentes” (Incident Resolution & Prevention – IRP) está agrupada dentro da categoria
No contexto de desenvolvimento e manutenção de software, o CMMI (Capability Maturity Model Integration) e o MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) são reconhecidos por promoverem a melhoria da qualidade e da maturidade dos processos organizacionais na área de TI. Ambos os modelos apresentam níveis de maturidade que refletem a capacidade e a eficácia dos processos de uma organização, porém o MPS.BR é mais detalhado que o CMMI ao definir os seus níveis.
Levando-se em conta as especificidades e a relação entre os níveis dos dois modelos, o nível 5 do CMMI, quanto ao seu foco principal, é alinhado ao(s)
Uma empresa de software, buscando tornar-se mais competitiva, resolveu adotar um modelo referência de qualidade de software em sua rotina de trabalho. Para escolher o modelo mais adequado ao seu perfil, avaliou as características de dois modelos: o Capability Maturity Model Integration (CMMI) e o de Melhora de Processos de Software Brasileiro (MPS-BR).

Ao compararem esses dois modelos, levando em consideração seus conceitos básicos, objetivos, disciplinas, formas de representação e níveis de capacidade e maturidade, os responsáveis pela empresa constataram que
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O CMMI é um modelo integrado de maturidade e de capacidade para melhoria de processo de software, destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas às atividades de desenvolvimento e de manutenção que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção.

A questão baseia-se na Figura 1, que mostra, intencionalmente, apenas parte de um documento, fornecido à determinada empresa, certificando o Nível de Maturidade como “3”, conforme definido no SEI CMMI-DEV versão 1.3.


Imagem associada para resolução da questão


O documento mostrado na Figura 1 certifica determinada empresa com o "Nível de Maturidade 3", conforme definido no SEI CMMI-DEV, versão 1.3. Nesse caso, considere as seguintes alternativas:


I. Para a obtenção desse certificado, essa empresa teve que atender os requisitos da área de processo "Gestão de Processo Organizacional (OPM).

Il. As empresas certificadas como o "Nível de Maturidade 3" devem ter a capacidade de gerenciar mudanças nos requisitos, pela execução de subpráticas, tais como documentar todos os requisitos e suas modificações, manter o histórico das modificações, avaliar o impacto das modificações dos requisitos, registrar as modificações nos requisitos que podem afetar a arquitetura e impactar os diversos interessados no projeto. Essas subpráticas fazem parte da área de processo "Gestão de Requisitos" (RSKM) e situam-se no “Nível de Maturidade 3", do CMMI-DEV, versão 1.3

Ill. Para a obtenção desse certificado, essa empresa foi submetida ao método "SCAMPI A", que é mais rigoroso que os métodos "SCAMPI B" e "C". O método "SCAMPI A" é utilizado para avaliar as organizações perante os modelos CMMI e define regras que asseguram a objetividade na classificação das avaliações. O "SCAMPI A" é o único método que fornece uma classificação como resultado, O que o mercado chama de certificação, como, por exemplo, "Maturity Level 3",


Quais estão corretas?