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Alguns alunos da escola H decidiram reativar o grêmio estudantil que, há alguns anos, não funcionava. Para isso, solicitaram apoio à assistente social da escola, sra. Débora, para que promovessem um amplo debate acerca do significado e dos objetivos de um grêmio para, então, estarem aptos a formarem as chapas para a eleição dos membros diretores. Em consonância com o Código de Ética do/da Assistente social, ao atuar na direção da ampliação da cidadania e da democracia de um movimento social, Débora está respeitando um:
Marluce é assistente social e coordena uma equipe composta por cinco profissionais de serviço social. Dentre elas, está Alice que, no momento, realiza um curso de aprimoramento e está desenvolvendo uma pesquisa de campo. Entendendo a dificuldade de Alice em conciliar o horário de trabalho e a pesquisa de campo, Marluce a liberou um dia por semana para a dedicação à pesquisa. De acordo com o Código de Ética do/ da Assistente Social (1993), a postura de Marluce está pautada em um:
O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, de 1986, foi de suma importância, todavia, ainda estava aquém dos avanços teórico-metodológicos e políticos da profissão. Assim, a revisão que se sucedeu com o Código, em 1993, tem como categoria fundante:
O Código de Ética Profissional do/da Assistente Social estabelece que o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) contarão, cada um, com um quantitativo de membros efetivos no número de:
O Código de Ética Profissional do/da Assistente Social traz onze princípios fundamentais que balizam o projeto e os compromissos ético-profissionais. O quarto princípio é o da “defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida”. No âmbito da relação estabelecida entre assistente social e usuário, ser democrático significa: