Filtrar


Questões por página:

O texto Raio X do mercado, de Luiz Alberto Marinho, publicado na RevistaGOL, novembro de 2009, p. 138, foi adaptado para compor os fragmentos abaixo. Numere-os, de acordo com a ordem em que devem ser dispostos para formar um texto coeso e coerente.

( ) Outra tendência fala de “identidade e auto-estima”. Isso significa que essas pessoas estão mais conscientes da sua importância para a economia, mas não querem abrir mão de suas origens, história e características.
( ) Portanto, para vender para pessoas de todas classes sociais, será preciso antes afastar ideias preconcebidas e entender melhor quem são, o que querem e como compram os brasileiros.
( ) O instituto de pesquisa Data Popular, especializado na baixa renda, apresentou um conjunto de dez tendências que vão impactar os negócios na classe C.
( ) Uma terceira tendência explica o papel da beleza como fator de inclusão: afinal, estar bem-arrumado ajuda a diminuir as barreiras sociais.
( ) Entre elas, está o “consumo de inclusão”, que mostra que o mercado emergente desenvolveu um jeito diferente e inclusivo de comprar.

A sequência correta é:

mostrar texto associado

Assinale a opção em que os três termos remetem, por coesão textual, ao mesmo referente.

mostrar texto associado
Pesquisas recentes permitem vislumbrar o dia em que será uma realidade a manipulação da mente humana. (2º parágrafo)

A afirmativa acima está reproduzida de modo claro e correto, com outras palavras, sem alteração do sentido original, em:
mostrar texto associado
A alternativa cuja forma destacada se comporta, do ponto de vista da função textual, como um sintagma nominal de base anafórica, ao retomar “o já dito” atrelado ao que “se está escrevendo” no processo de construção do texto, é:
mostrar texto associado
Pela estruturação gramatical e pelos sentidos do texto, conclui-se que, em “torná-la” (L.11), a forma “la”, refere-se à expressão “essa matéria-prima” (L.10), que, por sua vez, retoma “petróleo” (L.8).