Filtrar


Questões por página:

Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. A crise financeira e econômica nos induz ____(1)_____ a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) sem mais tardar. Não conseguiremos reduzir a pobreza e construir sociedades mais equitativas, duradouras e focalizadas na paz se _____(2)_____ os indivíduos, em todas as épocas da vida, com conhecimentos, competências, valores que _____(3)_____ permitam informar-se e tomar decisões de maneira responsável. Uma educação de qualidade que facilite a tomada de consciência, a abertura, a solidariedade e a responsabilidade deve fazer parte de qualquer resposta à atual crise mundial. Mas, acima de tudo, é necessário que os dirigentes e os tomadores de decisão _____(4)______ as condições indispensáveis a fim de que a educação se oriente para a construção de uma maior equidade entre as sociedades.

(Eduardo Araia, Educar para salvar a Terra. Revista Planeta, julho de 2009, p.76, com adaptações)

Os fragmentos abaixo constituem um texto adaptado de Luiz Carlos Bresser Pereira, Folha de S. Paulo, 22/06/2009.

Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.
O primeiro fragmento de cada opção abaixo foi adaptado do texto Famintos e milionários, editorial de Carlos José Marques, na revista Isto É, de 1º/7/2009. Assinale a opção que apresenta, no segundo fragmento, uma reescrita coerente e gramaticalmente correta para o trecho original.
mostrar texto associado
Julgue os itens de 8 a 20 com relação a aspectos gramaticais e ortográficos do texto.

Em “chegara o efetivo” (l.31) e “velasse pelas infelizes” (l.32), “efetivo” remete ao administrador da repartição e “infelizes”, à mulher e à filha de Pádua.
mostrar texto associado
Julgue os itens de 8 a 20 com relação a aspectos gramaticais e ortográficos do texto.

A vírgula empregada imediatamente antes da expressão “dez contos de réis” (l.6) pode ser substituída por dois-pontos ou por travessão, sem prejuízo para a coerência e a correção do texto.