Filtrar


Questões por página:

Julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto abaixo. Em seguida, assinale a opção correta.



( ) Mantém-se a coerência entre os argumentos, mas provoca-se erro gramatical, ao usar o termo “uma grande queda” (ℓ.1) no plural sem o artigo indefinido: grandes quedas.

( ) Provoca-se erro gramatical e, por consequência prejudica-se a coerência textual, ao inserir uma vírgula antes de “praticamente”(ℓ.3) e outra depois de “econômicos”(ℓ.4).

( ) Explicitam-se relações de sentido entre os termos, preservando a coerência e a correção gramatical do texto ao substituir “O efeito”(ℓ.5) por Um dos efeitos dessa redução.

( ) Alteram-se as relações de sentido no período sintático, mas preserva-se a coerência textual e o respeito às regras gramaticais ao retirar o pronome do termo “o que”(ℓ.6).

( ) Preservam-se as relações gramaticais, bem como a coerência textual, ao deslocar “na economia”(ℓ.7) para depois de “promovendo”(ℓ.8), desde que se coloque tal termo entre vírgulas.

A sequência obtida é

Assinale a opção que constitui continuação coesa, coerente e gramaticalmente correta para o trecho a seguir.

No Brasil, tudo indica que o endividamento pessoal vai crescer nos próximos anos: uma ligeira melhora de rendimentos se traduz, em nosso país, por um aumento desproporcional do endividamento, em razão do uso disseminado dos cartões de crédito que o sistema financeiro incentiva.

(O Estado de S. Paulo, Editorial, 18/02/2010, com adaptações)

O texto Raio X do mercado, de Luiz Alberto Marinho, publicado na RevistaGOL, novembro de 2009, p. 138, foi adaptado para compor os fragmentos abaixo. Numere-os, de acordo com a ordem em que devem ser dispostos para formar um texto coeso e coerente.

( ) Outra tendência fala de “identidade e auto-estima”. Isso significa que essas pessoas estão mais conscientes da sua importância para a economia, mas não querem abrir mão de suas origens, história e características.
( ) Portanto, para vender para pessoas de todas classes sociais, será preciso antes afastar ideias preconcebidas e entender melhor quem são, o que querem e como compram os brasileiros.
( ) O instituto de pesquisa Data Popular, especializado na baixa renda, apresentou um conjunto de dez tendências que vão impactar os negócios na classe C.
( ) Uma terceira tendência explica o papel da beleza como fator de inclusão: afinal, estar bem-arrumado ajuda a diminuir as barreiras sociais.
( ) Entre elas, está o “consumo de inclusão”, que mostra que o mercado emergente desenvolveu um jeito diferente e inclusivo de comprar.

A sequência correta é:

mostrar texto associado

Assinale a opção em que os três termos remetem, por coesão textual, ao mesmo referente.

mostrar texto associado
Pesquisas recentes permitem vislumbrar o dia em que será uma realidade a manipulação da mente humana. (2º parágrafo)

A afirmativa acima está reproduzida de modo claro e correto, com outras palavras, sem alteração do sentido original, em: