Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A expressão “O evento” (L.6) retoma o antecedente “seminário Atualidade e Futuro da Administração da Justiça” (L.4-5).
mostrar texto associado
O termo “A medida” (L.8) consiste em elemento coesivo que retoma as informações do trecho “consideradas pela administração do tribunal como legalmente aptas a receber os bens” (L.5-7).
mostrar texto associado
Sem prejuízo para a coerência e a correção gramatical do texto, o período iniciado à linha 12 — “A pobreza está diretamente relacionada (...)” — poderia ser introduzido, feita a devida adaptação de maiúscula e minúscula, da seguinte forma: Não obstante, a pobreza está diretamente relacionada (...).
mostrar texto associado

Atente para as seguintes afirmações sobre a pontuação empregada no texto.

I. Os homens que se tornaram conhecidos por terem abalado o mundo de forma decisiva no passado tinham começado como reis, como Alexandre, ou patrícios, como Júlio César ... (1o parágrafo)
O segmento em destaque poderia ser isolado por vírgulas, sem prejuízo para o sentido e a correção.

II. Para os franceses ele foi também algo bem mais simples: o mais bem-sucedido governante de sua longa história. (2o parágrafo)
Uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois do termo franceses, sem prejuízo para a correção e a lógica.

III. Ele destruíra apenas uma coisa: a Revolução de 1789, o sonho de igualdade, liberdade e fraternidade, do povo se erguendo na sua grandiosidade para derrubar a opressão. (3o parágrafo)
Os dois-pontos introduzem no contexto um segmento explicativo.

Está correto o que se afirma em

Em 1498, o Doge de Veneza convocou seus conselheiros. Informou os conselheiros de que naquela manhã ele recebera um despacho, e esse despacho trazia uma notícia lamentável. Um navegador português, Vasco da Gama, conseguira dobrar o sul da África pelo Cabo das Tormentas, cabo que foi rapidamente rebatizado de Cabo da Boa Esperança. Até essa data Veneza controlava a totalidade do comércio entre o Ocidente e o Oriente. Veneza era a porta que permitia à Europa se comunicar com a Ásia. Veneza era a única porta entre os dois continentes. Ela foi privada de seu privilégio.

(Texto elaborado a partir do artigo de Gilles Lapouge, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, Economia, B14, 11 de julho de 2010)

O comentário acima está redigido com lógica, clareza e correção, sem repetições desnecessárias, em: