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Numa magnífica crônica intitulada Eu sei, mas não devia, a escritora Marina Colasanti diz o seguinte:
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez vai pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
Uma das características básicas da textualidade é a necessidade de coesão. Assinale a frase que não mostra relação temática com os segmentos anteriores.
“O surgimento do imposto de renda ocorreu relativamente tarde no desenvolvimento dos povos. A instituição de um real imposto sobre a renda exige um modelo econômico que possa ser avaliado e monitorado, para possibilitar o controle, a fiscalização e a cobrança do tributo. O sistema econômico de trocas de produtos ou serviços por outros produtos ou serviços dificultava a medição da renda. Com a criação da moeda, houve uma unidade para determinar o acréscimo do patrimônio das pessoas, possibilitando determinar a renda e tributá-la. Em vez de a riqueza ser avaliada apenas pelos bens que o indivíduo possuía, pôde ser medida pelo produto desses bens, isto é, pela renda.”
(A História do Imposto de Renda – Cristóvão Barcellos da Nóbrega)

Observe os dois primeiros períodos desse texto:
“O surgimento do imposto de renda ocorreu relativamente tarde no desenvolvimento dos povos. / A instituição de um real imposto sobre a renda exige um modelo econômico que possa ser avaliado e monitorado, para possibilitar o controle, a fiscalização e a cobrança do tributo.”
A relação lógica entre esses períodos pode ser explicada adequadamente do seguinte modo:
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A palavra destacada no trecho: “aprender é sempre uma oportunidade de crescimento pessoal” (l.09) poderia ser substituída, sem alterar o sentido, por:
Avalie as assertivas a seguir a respeito de mecanismo de coesão, de acordo com o que Platão e Fiorin apresentam em ‘Lições de Texto – leitura e redação’, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Segundo os autores, há quatro tipos principais de mecanismos de coesão: a) a retomada de termos e expressões ou frases já ditos ou sua antecipação; b) o encadeamento de segmentos do texto; c) a citação de autores compartilhados com o leitor; d) o léxico qualificado.
( ) A retomada ou antecipação por uma palavra gramatical pode ocorrer através do uso de pronomes, verbos, numerais e advérbios.
( ) A retomada por palavra lexical: nesse caso, pode-se retomar um termo, repetindo-o ou substituindo-o por um sinônimo, por um hiperônimo ou hipônimo ou por uma antonomásia.
( ) A elipse ou apagamento de um termo da frase, que puder ser recuperado pelo contexto, é também um expediente de coesão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Então a luz da lua se estendeu sobre todos, as estrelas brilharam ainda mais no céu, o mar ficou de todo manso (talvez que Iemanjá tivesse vindo também ouvir a música) e a cidade era como que um grande carrossel onde giravam em invisíveis cavalos os Capitães da Areia. Neste momento de música eles sentiram-se donos da cidade. E amaram-se uns aos outros, se sentiram irmãos porque eram todos eles sem carinho e sem conforto e agora tinham o carinho e o conforto da música.
AMADO, Jorge. Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras,2009.

Considerando os elementos estruturais do parágrafo, dadas as afirmativas acerca da coesão e coerência textuais,
I. Em: “Então a luz da lua se estendeu sobre todos, as estrelas brilharam ainda mais no céu, o mar ficou de todo vocábulos em destaque são hiperônimos de “céu”.
II. Em: “onde giravam em invisíveis cavalos os Capitães da Areia”, o pronome destacado retoma a expressão antecedente “cidade”. Trata-se de uma referência anafórica.
III. As palavras destacadas em: “ o mar ficou de todo manso (talvez que Iemanjá tivesse vindo também ouvir a música)” funcionam como operadores argumentativos, os quais contêm noções semânticas de dúvida e de inclusão, respectivamente.

verifica-se que está/ão correta/s