Questões de Concurso
Filtrar
2.640 Questões de concurso encontradas
Página 99 de 528
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
No primeiro parágrafo do texto CGIAl-I, o vocábulo "o" em "quem o sofre", faz referência a
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Assinale a alternativa em que a mudança de posição do termo destacado alterará sensivelmente o sentido do texto.
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Português
Em uma turma de Ensino Médio, o professor de Língua Portuguesa apresentou aos alunos a sequência de textos motivadores pertencentes à proposta de redação do ENEM 2021:
A partir daí, sugeriu à classe que fossem elaborados possíveis títulos para um texto argumentativo a ser produzido que tivesse como tema proposto “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”; algumas opções foram apresentadas, entre as evidenciadas a seguir, assinale a que apresenta coerência e adequação de acordo com o que foi solicitado.
A partir daí, sugeriu à classe que fossem elaborados possíveis títulos para um texto argumentativo a ser produzido que tivesse como tema proposto “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”; algumas opções foram apresentadas, entre as evidenciadas a seguir, assinale a que apresenta coerência e adequação de acordo com o que foi solicitado.
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Selecione a alternativa em que as modificações realizadas em II NÃO alteram a correção gramatical e/ou as ideias originais do texto em I.
Concurso:
Prefeitura de João Pessoa - PB
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Considerando o trecho que segue, a respeito dos elementos de coesão e suas respectivas relações lógico-semânticas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
“A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]”.
I. Não haveria prejuízo de sintaxe nem de efeito de sentido caso a expressão correlativa “não só/mas também” fosse, nesse contexto, substituída pela conjunção, igualmente aditiva, “e”. II. Em vez de “não só/mas também”, poder-se-ia usar, nessa situação, a locução também correlativa “tanto/quanto”, embora esta expresse valor de comparação e não de adição. III. A expressão “ainda que” tem valor de concessão e poderia ser substituída, nesse caso, por “embora”.
“A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]”.
I. Não haveria prejuízo de sintaxe nem de efeito de sentido caso a expressão correlativa “não só/mas também” fosse, nesse contexto, substituída pela conjunção, igualmente aditiva, “e”. II. Em vez de “não só/mas também”, poder-se-ia usar, nessa situação, a locução também correlativa “tanto/quanto”, embora esta expresse valor de comparação e não de adição. III. A expressão “ainda que” tem valor de concessão e poderia ser substituída, nesse caso, por “embora”.