Filtrar


Questões por página:
Segurança é uma questão muito importante no trabalho em laboratório. Conhecer os riscos inerentes às substâncias químicas e a sinalização de segurança é essencial. As substâncias químicas podem ser agrupadas, segundo suas características de periculosidade, da seguinte forma:
(1) (2) (3) asfixiantes tóxicos carcinogênicos explosivos corrosivos mutagênicos comburentes irritantes teratogênicos inflamáveis danosos ao meio ambiente alergênicos
As características de periculosidade das substâncias são também informadas por intermédio de símbolos de segurança, como os apresentados a seguir. Imagem associada para resolução da questão

Os símbolos de segurança, na sequência acima, da esquerda para a direita, estão relacionados com os grupos 1,2 e 3 na seguinte ordem:
Em seu laboratório deve ser escolhida a melhor técnica de esterilização de um material médico. Esse material deve ser esterilizado como produto acabado sendo embalado por papel cirúrgico e seu conteúdo não deve superar 40°C. Dentre as diversas técnicas, desde físico até químicos, assinale a alternativa correta.
O Ministério da Saúde aponta que o lixo coletado nas dependências do almoxarifado de medicamentos e, em suas proximidades, deve ser eliminado:

O conjunto de técnicas e ações que visam a assegurar a manutenção da qualidade e segurança dos produtos, serviços e procedimentos farmacêuticos, a fim de contribuir para a assistência terapêutica integral, o uso racional dos medicamentos, a prevenção de doenças, a promoção e recuperação da saúde, e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, é o conceito para:

A biossegurança é a ciência voltada para prevenção, controle, minimização ou eliminação de riscos de dano ou acidente advindos da prática em laboratório para proteção da saúde humana, animal, do meio ambiente e da qualidade dos trabalhos desenvolvidos. A coluna da esquerda apresenta tipos de procedimentos em biossegurança e a da direita, a aplicação de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Desinfecção com álcool 70%

( ) Bancadas de trabalho, superfícies tocadas com frequência (maçanetas, refrigeradores, telefone, teclado, mouse).

2. Descontaminação com hipoclorito de sódio a 0,05%

( ) Tomadas elétricas, interruptores, equipamentos de de laboratório.


3. Limpeza com água e sabão

( ) Paredes e pisos, exceto em caso de derramamento de material biológico.

4. Esterilização em autoclave

( ) Instrumentos para transferência ou inoculação de microrganismos, sobras de amostras, respiratórias ou não, para descarte.


Marque a sequência correta.