Filtrar


Questões por página:
No que tange às Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais, regulamentadas pela Anvisa, analise as afirmativas a seguir.
I. Os utensÌlios utilizados na manipulação de preparações para uso interno devem ser diferenciados daqueles utilizados para preparações de uso externo. II. Os resíduos da manipulação devem ser depositados em recipientes tampados, identificados e ser esvaziados dentro da área de manipulação, com descarte apropriado, de acordo com a legislação vigente. III. A manipulação de sólidos, semissólidos e líquidos pode ocorrer na mesma sala de preparo.
Está correto o que se afirma apenas em:
O gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) abrange todas as etapas de planejamento de recursos físicos, materiais e capacitação dos recursos humanos envolvidos. Analise as assertivas a seguir sobre o Plano de Gerenciamento de RSS e assinale a alternativa correta:
I - O plano de gerenciamento deve estimar a quantidade de RSS gerados por grupos de risco. II - O plano deve estar em conformidade com as ações de proteção à saúde pública, do trabalhador e do meio ambiente. III - Apresentar documento comprobatório de operação de venda ou de doação de RSS destinados à recuperação, reciclagem, compostagem e logística reversa.
As palavras “assepsia e antissepsia” são comumente utilizadas na área da saúde. “Antissepsia” se refere a:

Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.

I. Desinfetantes

II. Esterilizantes

III. Antissépticos

IV. Germicidas

( ) Substâncias dotadas de nível intermediário de ação, em geral não são esporicidas e têm ação viricida incompleta, como hipoclorito de sódio a 1% por 30 minutos.

( ) Soluções químicas capazes de destruir todas as formas de microrganismos, inclusive esporos, como glutaraldeído a 2%.

( ) Soluções pouco irritantes, utilizadas em pele e mucosa. Alguns têm efeito bactericida, porém a maioria tem ação bacteriostática, como PVPI, clorexidina a 2% e álcool a 70%.

( ) Agentes químicos que inibem ou destroem os microrganismos, podendo ou não destruir esporos. É obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) na diluição e manipulação desses agentes e em ambiente arejado.

A Resolução RDC nº 306/2004 dispõe sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. A respeito do plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS), é correto afirmar que: