Filtrar


Questões por página:
O sistema de coleta de sangue a vácuo tem sido amplamente utilizado para a obtenção de amostras de sangue nos laboratórios de análises clínicas. Os tubos de coleta de sangue a vácuo são padronizados, de forma que a cor da tampa do tubo identifica o tipo de anticoagulante presente na sua composição. Apesar de ser um sistema de fácil manuseio, se a coleta não for realizada por profissional bem treinado, suas ações podem ocasionar alguns erros durante essa fase e comprometer a análise das amostras coletadas. Um dos erros comuns é a escolha incorreta dos tubos a vácuo.
Com relação aos tubos de coleta a vácuo e sua principal utilização, analise as afirmativas abaixo:
I. O tubo a vácuo de tampa roxa contém o anticoagulante EDTA e a amostra coletada é usada nas análises hematológicas.
II. O tubo a vácuo de tampa azul contém o anticoagulante citrato e pode ser utilizado em dosagens de cálcio sérico.
III. O tubo a vácuo de tampa vermelha não contém anticoagulantes em sua composição e é utilizado na obtenção de soro para análises bioquímicas e sorológicas.
IV. O tubo a vácuo de tampa cinza contém o anticoagulante fluoreto e a amostra coletada é utilizada na dosagem de glicose e lactato.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: plasma (parte liquida) e células sanguíneas (elementos figurados do sangue). O tecido sanguíneo pode ser corado por diversas técnicas e o esfregaço sanguíneo deverá ser realizado de forma correta para uma avaliação microscópica adequada.
Quanto às técnicas de confecção e coloração do esfregaço sanguíneo, pode-se afirmar:
De acordo NCCLS H18-A3 Vol.24 N° 38 “Procedimentos para Manuseio e Processamento de Amostras Sanguíneas”; Approved Guideline – 3ª ed. e a Gestão da Fase Pré-Analítica: Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, quais são os exames que devem ser realizados ou no local da coleta ou enviados imediatamente ao laboratório, devido a sua baixa estabilidade?
O exame da extensão sanguínea é uma parte importante da avaliação hematológica. A confiabilidade da informação obtida depende, fundamentalmente, de extensões bem feitas e bem coradas que são, sistematicamente, examinadas.
Após o preparo das extensões, a coloração permite identificar estruturas celulares. Porém alguns problemas podem interferir na qualidade das extensões.
Leia as afirmativas abaixo:
I. Eritrócitos, núcleo ou grânulos eosinofílicos inadequadamente corados podem resultar de subcoloração ou de lavagem excessiva. II. O precipitado na extensão pode resultar de lâminas mal lavadas, secagem durante o período de coloração ou ainda lavagem inadequada da lâmina no final do período de coloração. III. Colorações que utilizam corante Giemsa são indicadas para coloração excelente de parasitas da malária e outros protozoários. IV. Os corantes utilizados nas extensões sanguíneas pertencem a duas classes: corantes básicos, como o azul de metileno, e corantes ácidos, como a eosina.
São afirmativas CORRETAS:

A venopunção é efetuada utilizando-se uma agulha presa a um tubo de coleta a vácuo com uma tampa de borracha.

Para as determinações de glicose, pode ser adicionado fluoreto a