Filtrar


Questões por página:
Um homem atira horizontalmente uma bola de barro de massa 1,0 kg de uma altura de 1,8 m, com velocidade de Imagem associada para resolução da questão = 8 m/s, em direção a um skate parado de massa 3,0 kg, como mostra a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Considerando que todo barro ficará grudado no skate no instante em que ele for atingido, o conjunto (skate + barro) iniciará um movimento com uma velocidade, em m/s, igual a:
Um sistema formado por duas massas idênticas, unidas por uma barra rígida de massa desprezível e comprimento b, repousa sobre um plano horizontal sem atrito. Uma partícula de massa m desloca-se sem influências de atritos e velocidade V0 sobre o plano horizontal, perpendicularmente ao sistema de duas massas, e colide frontalmente com a massa m inferior, ficando colada a ela (fig).
Imagem associada para resolução da questão

Após a colisão, a velocidade angular do sistema em torno do centro de massa é:
mostrar texto associado
Recentemente, a japonesa Naomi Osaka venceu a americana Serena Williams na final do torneio de tênis US OPEN, em Nova Iorque. Osaka dominou a sua oponente com um saque poderoso. Suponha‐se que essa jogadora, com sua raquete, exerça uma força de média constante de 640 N sobre uma bola de tênis de 64 g de massa durante o saque, que o tempo de contato entre a raquete e a bola seja de 0,0050 s e que a bola esteja em repouso antes da colisão. Nesse caso, é correto afirmar que a velocidade com que a bola deixa a raquete é de 20 m/s.

Dois corpos A e B, se deslocam por uma cidade conforme a figura quadriculada a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


A relação entre as massas dos corpos é mA= 2mB e a relação entre suas velocidades é vA = 1,5 vB, os corpos colidem no ponto 0. Após a colisão, os corpos continuam seus movimentos acoplados pela região representada por

Uma esfera de massa m que estava em movimento retilíneo com energia cinética de 3 J sofreu uma colisão frontal elástica com outra esfera de massa 2m que estava parada, na qual ambas as esferas se deformaram elasticamente. Durante a colisão