Filtrar


Questões por página:
Todo arquivo e/ou diretório nos Sistemas Linux pertence a um usuário (dono) e a um grupo. Grupo e dono são entidades diferentes, mesmo que os dois possuam o mesmo nome. A prioridade, sequencialmente, sempre será dono, grupo e outros, nessa ordem. Numa eventual situação, pode ser necessário efetuar a troca do dono e do grupo de um determinado arquivo e/ou diretório. Para essa finalidade um comando deve ser utilizado, desde que o respectivo usuário e/ou grupo esteja registrado no sistema. Quanto ao comando utilizado para alterar o dono e o grupo de um determinado arquivo e/ou diretório no Linux, assinale a alternativa correta.

Nos Sistemas Linux para se trabalhar com arquivos e diretórios são necessárias permissões especiais. Por questões de segurança, é preciso que determinado usuário tenha a devida permissão, seja para executar, criar, alterar, ler etc. nos arquivos e diretórios. As permissões são definidas através do comando [chmod], onde: x = execução de arquivos/acesso a diretórios; w = criação/alteração/deleção de arquivos e diretórios; r = leitura de arquivos e diretórios; e, - = nada. Também são representados por números: x = 1; w = 2; r = 4; e, - = 0. Normalmente, os arquivos/diretórios estão relacionados ao dono, grupo ou outros, sequencialmente. De acordo com o exposto, analise o comando a seguir:


# chmod 745 /etc/ppp


(Considere que: 745 refere-se às permissões para o dono (7), grupo (4) e outros (5).)

O MS-DOS (Microsoft Disk Operation System – Sistema Operacional de Disco) foi um dos primeiros sistemas operacionais da Microsoft. Não tem Interface Gráfica, mas muitos de seus comandos ainda são utilizados até hoje pelo Prompt de Comandos dos sistemas Windows. A Interface Gráfica facilita o trabalho em um computador pelas facilidades e agilidades que proporciona. Com o uso da Interface Gráfica, para saber o conteúdo de uma pasta (diretório), basta fazer uso do mouse ou de uma sequência de teclas, e se consegue ver o conteúdo da pasta. Com o MS-DOS, para saber o conteúdo de uma pasta é necessária a utilização do comando DIR, que mostra todos os arquivos e pastas de um diretório e busca arquivos em um drive especificado. Sua sintaxe é: dir [drive:\][caminho\] arquivo(s) [opções] (Os colchetes são apenas ilustrativos). Assinale a alternativa que apresenta o comando completo para mostrar apenas as informações básicas de uma pasta.
Com base nos principais comandos de manipulação de permissões no Linux, assinale a função do comando “Chmod”:
Sobre a execução de comandos de manipulação e acesso a diretórios e arquivos em prompt comando do Shell (Linux - Distribuição Debian), a opção que descreve INCORRETAMENTE a função de um comando, é: